in

Corações sem Barreiras voltam ao Espaço Guimarães

Corações sem Barreiras - Espaço Guimarães

O Centro Comercial Espaço Guimarães, gerido pela Klépierre Portugal, e a ACIP – Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social CRL, estão, de novo, juntos para a promover a iniciativa solidária Corações sem Barreiras.

Esta iniciativa, que se prolonga até ao dia 29 de julho, tem por objetivo mostrar o trabalho criativo, completamente manual e personalizado, desenvolvido ao longo de cinco meses, por jovens e adultos portadores de deficiência, a partir do aproveitamento de mais de 1.100 metros quadrados de lonas publicitárias do Espaço Guimarães.

Estas lonas publicitárias são transformadas em nécessaires e bolsas de praia que os visitantes do Espaço Guimarães podem adquirir e, assim, apoiar o trabalho da ACIP.

 

Valor angariado

O valor angariado durante a iniciativa Corações sem Barreiras destina-se à aquisição de equipamento e manutenção das infraestruturas da ACIP, assim como a realização de uma viagem anual, um dos momentos mais esperados e valorizados pelos 72 jovens envolvidos no projeto.

Para André Dias, diretor do centro comercial, “a iniciativa Corações sem Barreiras é uma oportunidade para concretizarmos uma parte importante da nossa política de responsabilidade social e uma forma de chamarmos a atenção dos nossos visitantes para a importância da inclusão social”.

 

Promoção da economia circular

Além da componente de responsabilidade social, o projeto Corações sem Barreiras é, também, uma importante iniciativa de economia circular do Espaço Guimarães, uma vez que é feito o reaproveitamento de lonas publicitárias. Estas lonas foram utilizadas no centro da cidade de Guimarães e, ao longo de um ano, ajudaram a purificar o ar da cidade, numa proporção equivalente à ação de 113 árvores.

A purificação do ar é feita através do processo chamado fotocatálise, que desintegra até 85% de elementos poluentes, como o dióxido de nitrogénio (NO2), dióxido de enxofre e compostos orgânicos voláteis na atmosfera, quando em contacto com a lona. A purificação do ar é feita numa relação aproximada de uma árvore de porte médio por cada metros quadrado de tela.

Para Mónica Carvalho, diretora geral da ACIP, “este projeto com o Espaço Guimarães é muito importante, porque é um momento de verdadeira inclusão e capacitação. É uma forma igualmente extraordinária de sensibilizarmos e envolvemos a comunidade, promovendo uma imagem inovadora e responsável junto da sociedade, destacando-se o apoio a causas que fomentam o desenvolvimento social e o empreendedorismo. Esta parceria é um exemplo e lembra que sonhar é sempre possível, porque acreditamos que lado a lado, construímos a felicidade”.

 

Produto final conta uma história

Os nécessaires e as bolsas de praia que agora chegam ao consumidor final passaram por um processo que durou cerca de cinco meses. A lona gigante, que estava no centro comercial Espaço Guimarães, sofreu várias transformações antes de os jovens iniciarem o bordado personalizado. Foi lavada, recortada e prensada. Após este primeiro processo, escolheram os desenhos, assim como os fechos e pendentes para que cada produto contasse uma história bonita. Durante meses, os jovens bordaram e, paralelamente, complementaram e potenciaram competências como motricidade fina, sequenciação, planeamento, coordenação oculo-manual. Cada um, com base nas suas competências técnicas, contribuiu para o produto final.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bruno Farias

Diretor na revista Grande Consumo. Um eterno sonhador, um resiliente trabalhador. Pai do Afonso e do José.

Primark

Primark baixa os preços de centenas de produtos essenciais para criança

Control Clit Tok

Clit Tok reforça oferta de sex toys da Control