in ,

Centros comerciais da Klépierre Portugal fazem crescer alimentos saudáveis com as suas hortas urbanas

O Aqua Portimão, o Espaço Guimarães e o Parque Nascente convidam todos os curiosos, amadores e profissionais da agricultura urbana a se envolverem no mais recente projeto de horta urbana. Setembro inicia o primeiro cultivo, num espaço especialmente criado para produzir alimentos de forma prática, eficiente e ecológica, ao longo de todo o ano.

Presentes em cada um dos três centros comerciais, foram criados espaços eficientes e ecológicos onde vão ser cultivados diferentes alimentos, ao longo do ano, e promovidos workshops mensais gratuitos para todos.

A problemática da alimentação tem vindo a ganhar força na última década e as hortas urbanas ganharam espaço próprio nas cidades como fontes de recursos, espaço para desenvolvimento de alimentos saudáveis, lugar de educação ambiental e alimentar para todas as idades, palco de ligação e sentido de comunidade. É neste enquadramento de comunidade e compromisso pela sustentabilidade e proteção do ecossistema que nasce o mais recente projeto dos centros Klépierre, enquadrado no eixo de responsabilidade social Act 4 Good.

 

Horta urbana

A Horta Urbana é uma parceria com a startup portuguesa Noocity, focada no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da agricultura urbana doméstica. Com um conceito de permacultura, estas hortas são capazes de gerar alimentos durante todo o ano, de forma eficiente, ecológica e saudável.

Cada centro vai ter tipologias de hortas diferentes, de acordo com as características do espaço. Com este projeto, nasce também o compromisso da Klépierre em criar uma ligação cada vez mais forte com a comunidade e, por isso, as hortas estarão em espaços abertos ao público, onde todos os clientes poderão acompanhar a evolução dos alimentos plantados.

Estes alimentos serão posteriormente doados a instituições e utilizados para workshops culinários nos centros comerciais.

 

Números globais das três hortas urbanas

Área verde produtiva: 34 metros quadrados

Produtividade anual de hortícolas: 838 quilogramas

Economia anual de água: 226 mil litros por comparação com uma horta tradicional, no solo, da mesma dimensão

Redução anual CO2: 1.740 quilogramas

Reciclagem anual de resíduos orgânicos: 450 quilogramas

Publicidade

Worten Vasco da Gama

Worten reduz consumo energético nas lojas através de inteligência artificial

Rússia

Rússia enfrenta os efeitos da sua estratégia de fortalecimento