Economia de tempo, variedade de produtos e conveniência são as principais razões pelas quais os consumidores optam por comprar online produtos de mercearia, revela um estudo feito pela Ipsos Digital para a Amazon Fresh, em Espanha.
De acordo com este estudo, 69% dos inquiridos admite fazer algumas compras de mercearia online e as principais razões são a conveniência (61%), a poupança de tempo (54%) e evitar ter de suportar o fardo de carregar as compras até casa (49%).
Fatores mais valorizados
O preço (52%), os custos de envio (45%) e a qualidade do produto (41%) são três fatores decisivos, embora o prazo de entrega (39%) também desempenhe um papel importante. Os homens valorizam mais a poupança de tempo e dinheiro, os jovens entre os 25 e os 34 anos dizem que compram online devido à maior seleção de produtos que encontram, enquanto quem tem mais de 65 anos valoriza poder evitar carregar o peso dos produtos comprados.
O histórico de compras anteriores (78%) e novas ofertas (76%) são os fatores que mais influenciam as decisões de compra online de produtos de mercearia entre os consumidores.
Diferenças geracionais
Os consumidores mais jovens mostram maior flexibilidade na escolha dos produtos e priorizam o preço em detrimento da marca (43%), enquanto os mais velhos tendem a ser mais conservadores na escolha e preferem comprar o que já conhecem (51%).
Além disso, a maioria das compras online (93%) é para uso pessoal ou do lar (coabitantes). Nesse sentido, 14% dos inquiridos faz as compras online para um familiar idoso com quem não vivem e 12% fá-lo para um familiar que precisa de ajuda.
Produtos mais populares
Os produtos não perecíveis são os mais populares nas compras online de mercearia. Limpeza e casa lideram as compras e 84% dos consumidores declara-se mais disposto a comprá-los. São seguidos de perto pelos produtos de despensa (77%), bebidas (76%) e perfumaria e higiene (71%).
Por outro lado, 43% prefere comprar alimentos congelados online, 37% opta por incluir alimentos sem glúten, lactose, sem açúcar ou biológicos nas suas compras online, enquanto 35% opta por produtos frescos (fruta, legumes, peixe e carne) e 22% compra produtos para bebés.
As pessoas com mais de 50 anos são as mais propensas a comprar produtos de limpeza e domésticos e os inquiridos com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos são os mais dispostos a comprar produtos frescos.