100% das mais de quatro mil embalagens de marca Continente vão ser reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.
Na sequência das metas definidas pela União Europeia através da sua “Estratégia Europeia sobre Plásticos”, o Continente antecipa, assim, em cinco anos a meta europeia que aponta para que todas as embalagens sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis em 2030.
Esta medida representará o fim de todo o plástico desnecessário e passível de eliminação nas embalagens dos produtos da retalhista alimentar e é uma das seis metas anunciadas pelo Continente no que respeita ao consumo responsável de plástico.
Todos os produtos e embalagens de materiais plásticos considerados problemáticos ou desnecessários serão eliminados, como é o caso das caixas de plástico dos cotonetes Continente ou da loiça utilizada nas cafetarias. Serão privilegiados os modelos de reutilização de produtos/embalagens no âmbito da sua atividade comercial, como é o caso da disponibilização de sacos reutilizáveis. Será aumentada a incorporação de matéria reciclada nas novas embalagens, seguindo a lógica de medidas já implementadas, como os sacos de plástico produzidos com 80% de material reciclado e 100% recicláveis e as cuvetes das secções de talho e pastelaria/padaria do Continente que incorporam 50% de PET reciclado. Serão, ainda, incentivados os projetos de inovação que tenham por objetivos o desenvolvimento de materiais alternativos mais sustentáveis (que não utilizem recursos naturais produtivos) ou a redução de materiais de origem fóssil, como é o caso da recente parceria estabelecida com a Universidade do Minho para a eliminação total dos microplásticos nos produtos da marca Continente. Finalmente, serão intensificadas as ações de informação e sensibilização junto dos consumidores e sociedade civil.
Como resultado das iniciativas já implementadas, o Continente prevê uma redução apenas em 2019 de mais de duas mil de toneladas de plástico.