in

Continente com projeto pioneiro a nível mundial que transforma resíduos em energia

O Continente é o primeiro hipermercado a nível mundial a implementar um projeto-piloto que permite transformar os resíduos orgânicos de uma das suas lojas em energia e fertilizante.

O projeto Waste 2 Energy está instalado no Continente do GaiaShopping e apresenta-se como uma solução integrada que pretende dinamizar a economia circular na cadeia de retalho, através da valorização de resíduos constituídos por matérias orgânicas. O Waste 2 Energy é uma solução compacta, cujo equipamento está distribuído em módulos instalados dentro de contentores standard, no parque de serviço da loja do Gaia Shopping.

A capacidade de tratamento da unidade está ajustada à média de matérias orgânicas produzidas por um grande hipermercado, podendo, em caso de necessidade, ser aumentada com a adição de módulos idênticos. “Estamos perante a transição de um modelo linear de produção de bens para um modelo circular, onde os materiais são devolvidos ou reaproveitados no ciclo produtivo através da sua reutilização ou valorização. O investimento neste projeto-piloto pioneiro a nível mundial reflete a aposta incessante do Continente na adoção de políticas de desenvolvimento sustentável, assentes nos princípios de uma economia verde que garantam a eficiência na utilização dos recursos naturais no longo prazo”, sublinha José Fortunato, administrador da Sonae MC.

Além da produção de energia e fertilizante, a unidade possibilita o tratamento de resíduos no local de produção, evitando o seu transporte e correspondentes emissões de poluentes atmosféricos. O equipamento permite ainda a redução de emissões de gases com efeitos de estufa (GEE) quando comparada com opções tecnológicas de menor valor ambiental, em particular em relação à eliminação em aterro.

O Continente investe neste projeto-piloto após contacto com a BioWaste, empresa nacional especializada no desenvolvimento e comercialização de soluções de biotecnologia, e, através desta, com a SEaB, empresa britânica especializada na produção de energias renováveis a partir de resíduos, detentora da patente desta solução.

Publicidade

Publicidade

Marcas da distribuição mantêm tendências negativas

Gallo volta a inovar no segmento de vinagres