in

Consumo real per capita na Europa aumentou 0,5% no 3.º trimestre

Foto Shutterstock

No terceiro trimestre, o consumo real per capita dos lares aumentou 0,5% na zona euro, após a subida de 0,5% no trimestre anterior.

Da mesma forma, o rendimento real per capita das famílias aumentou 0,4%, após uma diminuição de 0,7% no segundo trimestre de 2022, segundo dados divulgados pelo Eurostat.

Para a União Europeia no seu conjunto, o consumo real per capita dos lares aumentou 0,7% no terceiro trimestre, que se soma à subida de 0,4% no trimestre anterior.

Ao mesmo tempo, o rendimento real per capita das famílias cresceu 0,1% no terceiro trimestre, após uma queda de 1,1% no segundo trimestre de 2022.

 

Menor taxa de poupança

Por outro lado, no terceiro trimestre, a taxa de poupança diminuiu 0,2 pontos percentuais na zona euro e 0,6 pontos percentuais na União Europeia, face ao trimestre anterior.

Entre os Estados-Membros para os quais foram publicados dados, a taxa de poupança das famílias aumentou em quatro e diminuiu em 11. Os maiores aumentos registaram-se na Áustria (+9,1%), na Polónia (+2,5%) e na República Checa (+2,1%), uma vez que o rendimento disponível bruto das famílias cresceu mais rapidamente do que o consumo. Ao mesmo tempo, a Hungria, Portugal e Espanha registaram as maiores quedas (-9,2%, -3,9% e -2,6%, respetivamente).

Da mesma forma, no mesmo período, a taxa de investimento das famílias diminuiu 0,2% na zona euro e na União Europeia, face ao trimestre anterior.

Entre os Estados-Membros para os quais foram publicados dados, a taxa de investimento das famílias aumentou em cinco, manteve-se estável num (Espanha) e diminuiu em nove países. A Hungria (+0,9%), bem como a Irlanda (+0,6%) e a Finlândia (+0,4%) registaram os maiores aumentos, enquanto as maiores quebras registaram-se na Áustria (-1,2%), nos Países Baixos (-0,6%) e na Polónia (-0,5%).

Retalho

25 maiores retalhistas globais perdem cerca de 40 mil milhões de dólares em capitalização de mercado

Colgate-Palmolive

Colgate-Palmolive ganha menos 17,6% em 2022