in

Consumo na Europa em clima negativo

Consumo
Foto Shutterstock

Em maio, o clima de consumo na Europa caiu para -7,5 pontos (-7,2 em abril), com os indicadores de expectativas económicas, expectativas salariais e propensão para comprar em terreno negativo, avança a GfK Portugal.

Apesar de terem subido três pontos face a abril, as expectativas económicas mantiveram-se negativas em maio, com todos os países analisados a apresentarem um clima negativo. A Alemanha foi o país com as expectativas económicas menos negativas. Portugal subiu nove pontos face ao mês anterior, mas manteve uma perspetiva muito negativa (-35 pontos).

 

Expectativas salariais

Também o indicador das expectativas salariais subiu três pontos em relação a abril, mantendo-se negativas. A Lituânia e a Hungria são os países com os indicadores menos negativos (-4 pontos ambos). Portugal subiu sete pontos face ao mês anterior, mantendo uma perspetiva negativa (-23 pontos).

Segundo a consultora, o indicador propensão para comprar manteve-se igual, comparativamente a abril (-22 pontos). São a Hungria, a Itália e a Bulgária que conseguem manter indicadores positivos (26, 3 e 2, respetivamente). Em Portugal, a predisposição para comprar subiu um ponto, mantendo uma perspetiva negativa (-27 pontos).

Repsol site Portugal

Repsol lança novo website, centrado no cliente digital

Tetra Pak Mycorena

Tetra Pak terá uma unidade de produção de proteínas alternativas