in

Tetra Pak terá uma unidade de produção de proteínas alternativas

A Tetra Pak, em colaboração com a Mycorena, vai construir uma nova fábrica, localizada em Falkenberg, na Suécia, para a fermentação de fungos e orientada para aplicações alimentares alternativas à base de proteínas.

Nesta unidade, será feito um produto substituto da carne a partir de fungos. A primeira fase incluirá produtos à base de carne picados, que servirão de ingredientes para produtos alternativos. Além disso, a Mycorena planeia expandir a sua capacidade de produção e o seu alcance geográfico, abrindo novas fábricas na Europa e na Ásia, num futuro próximo.

 

Alimentação sustentável

Mais de um quinto das emissões globais de gases com efeito de estufa provêm da agricultura, das quais mais de metade de explorações animais. Neste contexto, a Tetra Pak defende que as proteínas alternativas oferecem “oportunidades importantes para a criação de novas formas de alimentos sustentáveis“.

Para Charles Brand, Executive Vice President for Processing Solutions & Equipment de Tetra Pak, este projeto alinha-se com as três áreas do propósito da empresa: proteger a comida, as pessoas e o planeta. “O processo de fermentação de fungos usa microrganismos, potenciais bioprocessos que podem criar proteínas nutritivas de alta qualidade. Podem ser pequenos, mas têm o potencial de ter um grande impacto na construção de um sistema alimentar mais forte e diversificado, cimentando um futuro melhor para todos“.

 

Futuro da indústria alimentar

A fermentação de fungos é o futuro da indústria alimentar e estamos orgulhosos de revolucionar este espaço. Esta nova unidade é uma fábrica de última geração, o que nos dá um plano tecnológico que será expandido na Suécia e replicado globalmente”, acrescenta Ramkumar Nair, fundador e CEO da Mycorena.

De acordo com Tetra Pak, a fermentação de fungos é um aspeto do processamento inovador de alimentos, que toma processos naturais e tradicionais e usa a microbiologia para transformar microrganismos em pequenos centros de produção, que resultam em produtos ricos em proteínas, incluindo alternativas à carne, frutos do mar e lacticínios. O processo também serve para melhorar a textura e o sabor dos alimentos tradicionais feitos com proteínas vegetais.

Consumo

Consumo na Europa em clima negativo

Kellogg

Kellogg divide-se em três empresas independentes