in

Clima de consumo na Europa continua a subir

Imagem Shutterstock

O clima de consumo na Europa continuou a subir, com outubro a registar 21,3 pontos (20,7 em setembro), um número significativamente superior ao do mesmo mês de 2020, que apresentou um indicador de -9,6 pontos.

As expectativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto/serviço apresentaram indicadores positivos, ainda que a variação tenha sido negativa ou nula relativamente a setembro.

 

Expectativas

A Letónia, a Áustria e a Hungria registaram as maiores subidas no que concerne às expectativas económicas (mais 18 e 10 pontos, respetivamente). Portugal manteve o indicador positivo (11 pontos), ainda que as expectativas económicas tenham decrescido quatro pontos.

O indicador de expectativas salariais caiu, no geral, sete pontos. A Letónia registou a maior subida, acompanhada pela Hungria (mais 11 pontos). O mesmo padrão verifica-se para Portugal, que caiu quatro pontos face ao mês anterior, mas manteve o indicador positivo (oito pontos).

Já o indicador da propensão para comprar manteve-se igual a setembro (mais quatro pontos), com a Letónia a registar a maior subida (mais 11 pontos face a setembro), seguida da Hungria (mais oito pontos). Em Portugal, a predisposição para comprar subiu dois pontos mantendo, no entanto, o indicador negativo com -18 pontos.

Publicidade

IBAU!

IBAU! reforça no digital com lançamento de loja online

pagamentos

Portugueses são dos europeus que mais temem divulgar informações financeiras