Nos próximos dias 23 e 26 de novembro assinalam-se a Black Friday e a Cyber Monday e cerca de um terço dos portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem Natal 2018 pretendem aproveitar para fazer compras e contam gastar em média 268 euros.
Este ano, 37% dos inquiridos têm a intenção de aproveitar as promoções e pretendem gastar em média 146 euros só no Black Friday. Dos inquiridos que afirmam aproveitar este dia, 32% revelam o intuito de antecipar prendas de Natal e os restantes 5% dizem que vão fazer compras não relacionadas com a época.
De realçar ainda que o consumo nestes dias é maior entre os que têm 25 e os 44 anos (43% entre estes), que residem na Grande Lisboa (43%) ou na região Sul (45%) e que têm níveis socio-económicos mais elevados (70%). Os residentes no Grande Porto (32%) e na faixa etária entre os 55 e os 65 anos (27%) são os que menos planeiam aproveitar as promoções do Black Friday.
Para Pedro Camarinha, diretor distribuição do Cetelem, “as promoções pré-natalícias rapidamente se transformaram numa tendência com forte adesão dos consumidores. E o que verificamos é que existe atualmente uma quantidade significativa de consumidores que consideram estes eventos como uma boa oportunidade para fazer compras para a quadra, poupar através das promoções e, assim, fazer uma gestão inteligente do orçamento familiar”.
Os dias de desconto continuam e a 26 de novembro 25% dos portugueses pretendem aproveitar a Cyber Monday, menos 7setepontos percentuais que em igual período do ano passado, com os gastos médios a rondar os 122 euros. Também neste dia, 21% indica aproveitar para antecipar as compras para a quadra natalícia.