in

Consumidores estão mais atentos aos rótulos

Um estudo da Euromonitor International revela que os consumidores estão cada vez mais atentos aos rótulos dos alimentos e bebidas, procurando especialmente ingredientes mais “verdes” e naturais.

Dos 28 mil entrevistados online em 20 mercados mundiais, 53% admite já ter evitado, nas suas compras, pelo menos cinco ingredientes. Em 2015, este valor era apenas de 35%.

As preocupações com os adoçantes artificiais, bem como com a gordura trans e óleos hidrogenados, aumentaram cerca de 9% face ao ano anterior.

“Hoje, mais de um terço dos consumidores lê cuidadosamente os rótulos dos alimentos e bebidas, verificando especialmente os ingredientes que integram as suas listas de ‘must avoid’”, explica Lisa Holmes, investigadora da Euromonitor International.

Os alimentos rotulados como “naturais” têm a confiança de cerca de 50% dos consumidores, um aumento de 14% em relação ao ano de 2011.

No entanto, não existe um consenso universal sobre o conceito “natural” no que diz respeito a alimentação. Em 2011, 48% dos inquiridos definia um produto “natural” como tendo normas rígidas na sua confeção, valor que em cinco anos caiu para 26%.  Também o entendimento de “natural”, como respeito do bem-estar animal, registou um decréscimo de 44% para 28% no mesmo período.

Os consumidores estão também interessados em produtos mais ecológicos e amigos do ambiente. 66% admite querer ter um impacto mais positivo sobre o meio ambiente. No entanto, apenas 15% está disposto a pagar mais por produtos recicláveis e 39% por recursos naturais. “Os consumidores estão mais abertos a pagar extra para os recursos naturais e orgânicos, produtos que eles veem como tendo benefícios diretos para si e suas famílias”, explica Lisa Holmes.

Amazon Premium lança Twitch Prime

Vendas online de FMCG crescem 15%