OLX
in ,

Compras em segunda mão no OLX pouparam 530 mil toneladas de emissões de CO2 em 2021

O OLX lançou um relatório no qual analisa o potencial impacto ambiental positivo da compra de artigos em segunda mão na plataforma, do ponto de vista da sustentabilidade e de uma atitude mais consciente para com o ambiente. A análise, que surge no contexto do Dia da Terra, celebrado na passada sexta-feira, dia 22 de abril, analisa a poupança ecológica nas categorias de carros e motas, tecnologia (telemóveis, tablets, computadores portáteis e televisões), roupa e livros.

Além da poupança estimada nas emissões de carbono, a compra destes artigos em segunda mão no OLX Portugal equivale a salvar 64 mil toneladas de materiais, além de cinco mil toneladas de água e sete milhões de gigajoules de energia. A nível global, foram potencialmente salvos 34 milhões de toneladas de emissões de CO2, 4,2 milhões de toneladas de materiais e 357 milhões de metros cúbicos de água, considerando dados correspondentes à venda de 26 milhões de artigos na plataforma do OLX em 19 países, em 2021.

Existe uma tendência positiva no sentido da maior consciencialização ambiental e alteração dos hábitos de consumo. Dados como o relatório do IPCC sobre as alterações climáticas mostram a urgência desta transição. Consumir produtos em segunda mão é uma das formas de contribuir para uma economia mais sustentável e muitos dos nossos utilizadores, para além de procurarem um bom negócio a um preço justo, utilizam a plataforma também por esta vertente“, revela Sebastiaan Lemmens, diretor geral do OLX Portugal.

 

Poupança de emissões

Os carros foram o produto que, comprado em segunda mão no OLX, mais contribuiu para a poupança de emissões de CO2, em 2021, em Portugal (498 mil toneladas de CO2 não emitidas, com a venda de 77 mil veículos). Seguem-se as motas (19 mil toneladas de CO2 não emitidas com a venda de 26 mil motociclos) e telemóveis (4,6 mil toneladas de CO2 não emitidas com a venda de mais de 85 mil artigos).

Comprar um telemóvel em segunda mão, em média, permite salvar 52 quilogramas de emissões de CO2, 170 gramas de materiais, um metro cúbico de água e 795 megajoules de energia. Na compra de uma televisão usada, a poupança será de 317 quilogramas de emissões de CO2, 22 quilogramas de materiais, cinco metros cúbicos de água e 4.865 megajoules de energia. Já no caso de um automóvel, o impacto ecológico é substancial, equivalendo a salvar cerca de cinco toneladas de emissões de CO2, 688 quilogramas de materiais, 55 metros cúbicos de água e 75 mil megajoules de energia.

Consumidor

Mais mercearia e menos bebidas no carrinho de compras

Netflix

Netflix vai passar a incluir anúncios publicitários na sua plataforma