Goodbag
in ,

App Goodbag permite fazer compras mais sustentáveis

A aplicação Goodbag, que incentiva a compras mais sustentáveis, já chegou ao mercado e está disponível para download. Este projeto foi um dos quatro finalistas da edição 2021 do programa de Start and CO., realizado em parceria entre a Nestlé Portugal e a Nova SBE e que, desde há quatro anos, procura talento nacional e internacional para cocriar o futuro da alimentação, nutrição e bem-estar.

No processo de cocriação com a Nestlé e a Nova SBE, a Goodbag inovou o seu mecanismo de incentivo à sustentabilidade e, além de apenas recompensar a reutilização do seu saco de compras, passou a recompensar as compras de produtos comprovadamente mais sustentáveis. Desta forma, a startup criou uma nova abordagem de negócio, “com excelentes resultados, já comprovados no mercado português com um produto da gama Garden Gourmet“, que se tornou, assim, no produto piloto a ser testado em Portugal, ao qual se juntarão, agora, outros produtos sustentáveis.

 

Sementes

As compras sustentáveis serão, depois, convertidas em pontos, designados “sementes”, pela aplicação e, quantas mais vezes os consumidores utilizarem o saco Goodbag e fizerem compras de produtos sustentáveis, mais pontos receberão, que serão posteriormente convertidos no apoio à realização de iniciativas de sustentabilidade, como a plantação de árvores ou ações de limpeza de praias, entre outras colocadas à sua escolha.

Esta é uma aplicação perfeita para os consumidores que se preocupam com o ambiente e que querem ver, em tempo real, o impacto do seu comportamento. Criámos esta aplicação porque queríamos tornar mais fácil aos consumidores o seu contributo para a resolução de alguns problemas ambientais que afetam a nossa sociedade”, explica Christoph Hantschk, CEO da Goodbag.

 

Empreendedorismo

Apostar em ideias que façam a diferença na vida das pessoas é o mote principal do programa de empreendedorismo Start and CO., através do qual as startups têm a oportunidade de poder colaborar com a Nestlé Portugal para cocriar os seus projetos, com base num ambiente real de mercado, podendo, ainda, usufruir de mentoria na conceção e desenvolvimento de novas soluções, em parceria com uma equipa multidisciplinar, com mais de 20 pessoas envolvidas, que criaram e desenvolveram estas novas soluções, em conjunto, até ao pitch final e, agora, à sua entrada no mercado.

Ao partilharmos os nossos desafios com toda a comunidade empreendedora, para que cocriem connosco soluções que suportem os nossos valores de inovação e sustentabilidade, estamos a adicionar valor à forma como podemos abordar o nosso papel na sociedade. Os resultados deste desafio têm sido consistentes, ano após ano, e falam por si: em três edições, tivemos 194 candidaturas, 82 delas atingiram a fase de pitch e 31 desenvolveram projetos connosco, alguns deles, como é o caso de Goodbag, estão já disponíveis no mercado”, conclui Andreia Vaz, Head of Strategy & Innovation da Nestlé Portugal.

Amazon

Amazon sofre perdas históricas no último trimestre

Lazada

Alibaba traz plataforma Lazada para a Europa