O dia 23 de dezembro de 2024 registou o maior volume de compras realizado na época natalícia, ultrapassando as 10 milhões de transações. De acordo com os dados do SIBS Analytics, o pico de operações ocorreu às 11h37 de dia 24 de dezembro, com 402 transações processadas por segundo. O MB WAY também se destacou, com um crescimento de 43% no número de compras face ao período homólogo de 2023.
Os mais recentes dados do SIBS Analytics revelam que o consumo na época natalícia de 2024 voltou a crescer em Portugal, registando um aumento de 15% no número e no valor total de compras realizadas entre os dias 1 e 24 de dezembro, em comparação com o mesmo período de 2023.
No top 3 de dias com maior variação de número de compras versus a média diária, destacam-se também os dias 20 de dezembro e 21 de dezembro (mais 13% em ambos).
MB WAY
Também o MB WAY continua a consolidar a sua posição como uma das escolhas preferenciais dos consumidores, registando um crescimento significativo nas transações realizadas durante a época natalícia tanto em compras físicas (43%) como em compras online (44%).
Em termos de evolução do consumo, o comércio online manteve a tendência de crescimento, representando 21% em valor e 19% em número do total de compras realizadas entre dia 1 e 24 de dezembro, com um aumento de 30% em número e 36% em valor face ao ano anterior. Por outro lado, as compras em loja registaram um aumento de 11% em número e 10% em valor.
Em termos de sectores de maior crescimento no número de compras na época natalícia destacam-se brinquedos e jogos (69%), decoração e casa (59%), perfumaria e Ccosmética (46%) e moda e acessórios (39%), quando comparados com a média mensal de janeiro a novembro de 2024.
Relativamente ao consumo de estrangeiros em Portugal, os dados do SIBS Analytics evidenciam que, durante a época natalícia, o número de compras físicas aumentou 12% em número e 4% em valor face ao mesmo período em 2023. Em contrapartida, as compras físicas realizadas por portugueses no estrangeiro diminuíram ligeiramente, com reduções de 2% no número de transações e de 6% no valor.
Siga-nos no: