in

Centros comerciais são o local preferido para as compras natalícias

O universo offline ainda reúne a preferência na hora da compra dos presentes de Natal. Os centros comerciais são o local predileto da maioria dos portugueses (68%), seguido dos hipermercados (32%), Internet/e-commerce (27%), lojas de bairro (20%) e todos os outros canais (18%).

Dados do relatório Forretas.com, que dá conta ainda que, neste Natal, 45% dos inquiridos pretendem investir menos 20% nas prendas natalícias. Contudo, em contraste, 28% assume que pretende investir mais 20% comparativamente com ano passado.

Segundo o relatório, 47% dos consumidores planeiam comprar presentes exclusivamente para a sua família nuclear. A tendência parece estar também refletida no facto de 50% dos portugueses tencionar oferecer entre cinco e 10 prendas este Natal. Ainda sobre o número de presentes a oferecer, 23% planeia comprar entre 11 a 20 prendas, 18% menos de cinco prendas, 5% entre 21 e 30 prendas e 4% pretende adquirir mais de 30 presentes no Natal de 2016.

Quando questionados sobre que tipologia de prendas gostariam de receber nesta época festiva, o turismo parece estar no “top-of-mind” dos consumidores nacionais: 19% dos inquiridos gostariam de receber viagens/hotelaria. A segunda opção mais escolhida foi outros (15%), seguido de um empate técnico de três categorias, com 11%: gadgets, roupa/moda e telemóveis/smartphones.

Portugal com um dos maiores crescimentos de vendas de FMCG

SPAR anuncia entrada na Tailândia