Oiça este artigo aqui:
A Klépierre lançou uma iniciativa de sensibilização para a inclusão social e a participação ativa de pessoas com perturbações do espetro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial nos seus centros comerciais, no âmbito do seu compromisso para com a diversidade e a integração.
As perturbações do espetro do autismo e a hipersensibilidade sensorial podem levar a alterações no processamento de estímulos sensoriais, que se podem manifestar num intenso desconforto perante determinados sons ou luzes. Esta preocupação levou a Klépierre a implementar a “Hora Serena”, uma medida que ajusta a intensidade da luz e os sistemas de comunicação visual e auditiva, nos seus centros comerciais em Portugal.
Segundo a Federação Portuguesa de Autismo, o número de portadores de autismo em Portugal é desconhecido, não havendo um estudo epidemiológico desde 2005 – neste último indicador, havia uma em cada mil crianças em idade escolar com autismo. De recordar que dia 2 de abril se celebra o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, promovendo-se a sensibilização e o reconhecimento das suas necessidades.
“A Hora Serena”
A iniciativa “A Hora Serena” realiza-se todos os dias da semana, das 15h às 16h, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais inclusivo e evitar a desconexão social das pessoas afetadas por estas sensibilidades.
Durante este período, a música ambiente é desligada, não são transmitidas mensagens através do sistema de som, o volume das caixas registadoras é reduzido e são minimizadas todas as tarefas sensíveis aos sentidos.
A iniciativa “A Hora Serena” já foi implementada nos vários centros comerciais Klépierre em Portugal: Parque Nascente, Espaço Guimarães e Aqua Portimão.