in

Empresas portuguesas enfrentam dificuldades crescentes com margens, burocracia e atrasos de pagamento

Estudo da Crédito y Caución revela que quase metade das empresas recorre ao crédito comercial para garantir liquidez

Foto Shutterstock

Oiça este artigo aqui:

A incerteza económica e a pressão sobre as margens comerciais são hoje os principais desafios das empresas em Portugal. De acordo com o mais recente “Estudo sobre Gestão do Risco de Crédito”, promovido pela Crédito y Caución em parceria com a Iberinform, 37% das empresas portuguesas identifica a evolução das margens como a principal dificuldade nas operações diárias.

Mas os problemas não se ficam por aqui: 36% aponta o ambiente económico geral, 35% os encargos burocráticos e regulamentares e 34% refere diretamente a morosidade dos clientes, isto é, os atrasos de pagamento.

Crédito comercial é a principal resposta à falta de liquidez

Num cenário de maior incerteza, as empresas recorrem a diferentes mecanismos para assegurar o financiamento das suas atividades. O crédito comercial junto dos fornecedores é hoje a solução mais adotada, com 49% do tecido produtivo a utilizá-lo para cobrir necessidades de liquidez adicionais.

Outras formas de financiamento incluem o crédito financeiro bancário (48%), restrição do crédito concedido a clientes (29%) e aumentos de capital (13%).

O estudo revela ainda outras preocupações significativas: aumento do custo da mão de obra (30%), dificuldade em atrair novos clientes (28%), maior concorrência (26%), custo de produção elevado (17%) e ainda dificuldades no acesso a financiamento externo (17%).

Estes dados mostram um ambiente de forte pressão sobre as empresas, que lidam não apenas com questões estruturais, mas também com obstáculos operacionais no seu dia a dia.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Ervideira Invisível 2024

Ervideira lança 16.ª edição do Invisível e estreia-se nos gins

Hisense Mario David Carvalho

Mário David Carvalho assume liderança da Hisense HVAC em Portugal