#EUChooseSafeFood
in

Campanha #EUChooseSafeFood está de volta com ainda mais países a bordo

Na sequência dos últimos dois anos, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e os seus parceiros nos Estados-membros da União Europeia lançam a terceira edição da campanha #EUChooseSafeFood. Em 2023, a campanha será a maior de sempre, expandindo-se de modo a incluir 16 países.

A campanha #EUChooseSafeFood destina-se a ajudar os cidadãos a pensar de forma crítica sobre as escolhas que fazem diariamente em matéria alimentar. Fornece informações práticas e de fácil acesso aos consumidores, desde ajuda para ler os rótulos dos alimentos e compreender os aditivos, até conselhos sobre a preparação e o armazenamento dos alimentos. A campanha abrange muitos temas relacionados com a alimentação e, este ano, incidirá em sugestões que os consumidores podem seguir para garantir uma boa higiene alimentar em casa, como reduzir o desperdício alimentar e o que está a ser feito em toda a União Europeia para combater as doenças de origem alimentar.

A EFSA trabalha com a ASAE, enquanto seu Ponto Focal Nacional que articula com as demais autoridades responsáveis pela segurança alimentar, e com cientistas de toda a Europa para garantir que os alimentos sejam seguros, saudáveis, de fácil acesso e sustentáveis. A campanha #EUChooseSafeFood estabelece a ligação entre a ciência no domínio da segurança alimentar e os alimentos que acabam nos nossos pratos, capacitando os consumidores para fazerem melhores escolhas alimentares. Estamos muito motivados por verificar que a campanha está a ganhar cada vez mais força, acrescentando parceiros a cada nova edição“, afirma Filipa Melo de Vasconcelos, subinspetora-Geral da ASAE.

A campanha dirige-se principalmente aos cidadãos europeus com idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos, centrando-se nos jovens pais e nas pessoas com interesse na segurança alimentar e na ciência. Destaca o papel dos cientistas europeus que trabalham em conjunto para proteger os consumidores dos riscos relacionados com a alimentação.

 

Confiança no sistema de segurança alimentar

Nos dois primeiros anos da campanha, a #EUChooseSafeFood teve um impacto positivo na sensibilização e compreensão dos consumidores em matéria de segurança alimentar na União Europeia. A proporção de pessoas expostas às mensagens da campanha que lembraram que as decisões de segurança alimentar são baseadas na ciência aumentou de duas em 10 em 2021, para quatro em 10 em 2022.

Os níveis de confiança no sistema de segurança alimentar da União Europeia também melhoraram entre as pessoas que tiveram contacto com a campanha: em 2022, 70% dos cidadãos declarou confiar na União Europeia e nos governos nacionais no que diz respeito à segurança alimentar, o que representa um aumento de 10% em relação a 2021.

 

16 países da Europa

O lançamento da campanha #EUChooseSafeFood marca o ponto de partida para iniciativas que serão lançadas a nível da União Europeia e a nível nacional em 16 países da Europa. Nas próximas semanas e meses, os governos e as autoridades responsáveis pela segurança alimentar de toda a Uni\ao Europeia lançarão atividades e eventos orientados para os seus públicos nacionais, sob a égide do #EUChooseSafeFood.

Os 16 países que participam na campanha #EUChooseSafeFood 2023 são Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Chéquia, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e Macedónia do Norte.

Os interessados em apoiar a campanha são incentivados a visitar a página Web da #EUChooseSafeFood, que contém uma série de informações traduzidas em todas as línguas oficiais da União Europeia, sobre diferentes temas relacionados com a segurança dos alimentos.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Renova

Renova lança Pet Care

The Cheeky Panda

Gama de bebé da The Cheeky Panda já está disponível em Portugal