in

Bruxelas ameaça sancionar o Vietname se não combater a pesca ilegal

A Comissão Europeia ameaçou a imposição de sanções comerciais aos produtos pesqueiros do Vietname por não adotar medidas eficazes para combater a pesca ilegal.

O executivo comunitário denunciou a falta de cooperação deste país na luta contra a pesca ilegal não declarada e não regulada. Em concreto, identificou deficiências na política pesqueira do Vietname, relacionadas com a ausência de um sistema efetivo de sanções e de ações por parte da frota vietnamita contra a pesca ilegal em águas de países vizinhos.

Além disso, Bruxelas denunciou o pobre sistema de controlo do desembarque de produtos que são processados e exportados para os mercados internacionais, incluindo a União Europeia. “Com esta decisão demonstramos o nosso firme compromisso para combater a pesca ilegal de maneira global. Não podemos ignorar o impacto que as atividades ilegais levadas a cabo pelas embarcações vietnamitas estão a ter nos ecossistemas marítimos do Pacífico”, destacou Karmemu Vella, comissário do Meio Ambiente e Pesca.

Dia vai desenvolver projetos em parceria com startups

Missão Continente apoia projetos relacionados com a alimentação