in

As gelatinas a “mexer” nas prateleiras

A gelatina é um produto que faz parte da vida dos consumidores desde crianças e, atualmente, tende a ser consumido em diferentes momentos do dia e por diferentes objetivos. As marcas – que são cada vez mais – acompanham estas necessidades e optam por inovar, quer na diversidade de sabor, quer nas calorias, quer no açúcar, quer na forma como são (ou não) confecionadas. Neste sentido, após dois anos, a Marktest Retail, através do seu estudo Precise – Auditoria de Ponto de Venda, analisa a evolução da categoria nas prateleiras.

Analisando as sobremesas de mercearia, observa-se um aumento no “share of shelf” (SoS) do segmento das gelatinas em pó, que detém atualmente 51% do espaço da prateleira, mais 5,3 pontos percentuais (p.p.) versus 2015. O segmento de outras sobremesas, ainda que mantenha o segundo lugar, perdeu espaço no linear (-4 p.p.).

Por sua vez, na categoria de sobremesas prontas, o grande destaque vai também para o segmento das gelatinas prontas, que aumentou 10,4 p.p. o seu espaço na prateleira, obtendo um total de 51,1% de SoS. Também nesta categoria, o segmento de outras sobremesas mantém a segunda posição, mas perdeu 3,9 p.p. face a 2015.

No segmento de gelatinas em pó, a marca Royal continua líder em 2017 (36,7%), apesar de perder 1,2 p.p. face a 2015. A marca Condi, por sua vez, aumentou 10,6 p.p. e ultrapassou as MDD’s ao ocupar 25,2% da prateleira. As MDD’s, ainda no pódio, detêm 24,9% do espaço no linear (-8,1 p.p. face a 2015).

Nas gelatinas prontas, o domínio da marca Royal é ainda mais evidente, ao ocupar 41,3% do SoS. Perdeu, no entanto, 11,6 p.p. para as marcas Koala (+5,8 p.p.) e para as MDD’s (+7,5 p.p.). Assim, as MDD’s representam, atualmente, 29,6% do linear de gelatinas prontas e a marca Koala 19% de SoS.

Analisando por insígnia,observa-se a marca Condi a aumentar o seu espaço em todas as insígnias emanálise, com exceção do Lidl que apenas tem nas suas prateleiras produtos MDDda categoria. As insígnias onde a marca cresce mais são o Continente e o PingoDoce, onde ocupa, atualmente, 25% e 29,4% do SoS, respetivamente.

A marca Royal, ainda que aumente o seu espaço no Continente Modelo, E.Leclerc, Intermarché, Jumbo e Minipreço, perdeu 11,6 p.p. no Pão de Açúcar e 6,2 p.p. no Pingo Doce, detendo 38,5% e 32,5% do espaço em prateleira, respetivamente. É de notar que, atualmente, a marca Condi é responsável por apenas menos 3,1 p.p. que a marca Royal na insígnia Pingo Doce.

A marca Alsa e as MDD’s apresentam um cenário semelhante, ao perderem espaço nas insígnias em análise. A marca própria do Jumbo, apesar de diminuir o seu espaço em 8,7 p.p., aumentou 1,6 p.p. na insígnia Pão de Açúcar.

Nas gelatinas prontas, o destaquevai para o Pão de Açúcar, Continente e Continente Modelo, pois são as insígniasonde a marca Royal mais espaço de linear perde (-27,2 p.p., -18 p.p. e -18p.p., respetivamente). Em contrapartida, a marca aumentou 10,9 p.p. na insígniaE.Leclerc, sendo a marca que tem o maior destaque na prateleira (42,1%).

As MDD’s do Grupo Auchan aumentaram significativamente o “share of shelf” e são responsáveis por 26,2% do espaço no Jumbo (+11,6 p.p.) e 39,9% no Pão de Açúcar (+18,9 p.p.).

Em conclusão, nos últimos dois anos, ambos os segmentos têm sofrido alterações, verificando-se um maior destaque das Condi, Koala e MDD’s nas prateleiras.

Este artigo foi publicado na edição 46 da Grande Consumo.

Ocado em conversações com retalhistas norte-americanos para licenciamento de tecnologia

detergentes líquidos

Detergentes líquidos para a roupa presentes em 3 milhões de lares