in

Ardian procura criar um novo gigante no sector da padaria

O fundo de capital de risco Ardian deu o primeiro passo para criar um novo gigante no sector da padaria. Depois de anunciar a compra e fusão da Berlys e Bellsolà, a empresa procurará crescer através de novas aquisições, de acordo com fontes confirmadas pelo investidor francês.

A fusão de ambas as empresas cria um grupo com um volume de negócios de 300 milhões de euros, segundo confirmou a Ardian após o anúncio. Esta empresa reunirá 11 fábricas, 1.700 funcionários e presença em 30 países. É o terceiro maior operador de Espanha, atrás da Europastry e Panamar.

A operação deverá fechar no primeiro trimestre de 2018. os analistas estimam o acordo em cerca de 450 milhões de euros. A Berlys era propriedade dos fundos Alantra e Artá, o último pertencente à Corporación Financiera Alba, o veículo de investimento da família March. Por sua parte, a Bellsolà foi controlada pelo grupo Landon, propriedade da família Gallardo, que por sua vez era acionista maioritária na empresa farmacêutica Almirall.

Desta forma, quando a operação estiver concluída, que está pendente das autoridades da concorrência, o fundo Ardian procurará
consolidar a fusão de ambas as empresas numa só. As fontes mencionadas indicam que existe uma complementaridade no negócio de ambas as empresas. Nesse ponto, o fundo vê a capacidade de crescimento em Espanha, uma vez que as sinergias de ambas as empresas são adicionadas, mantendo-se como um grupo industrial. De momento, descarta-se a hipótese de se tornar o distribuidor final.

Uma vez concluído o primeiro passo de consolidação da operação, o objetivo é sair para novas compras no continente europeu. França, Itália, Holanda e Bélgica estão entre os mercados favorecidos pelo fundo para expandir a empresa. O investidor vê no sector do pão congelado uma atividade com muitas oportunidades de crescimento.

Publicidade

poder de compra

90% dos Millennials compram marca própria

“Estamos a viver no mundo cervejeiro o fenómeno a que já assistimos no segmento do vinho”