in

Apetência por produtos vegan e vegetarianos em crescimento

Três em cada 10 consumidores alemães gostariam de ter uma mais ampla gama de produtos de confeitaria com rótulo vegan e vegetariano, indica uma pesquisa da Mintel. O número sobe significativamente para 46% entre os consumidores com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos.

Numa intervenção na ProSweets 2018, feira realizada em Colónia, Marcia Mogelonsky, diretora de Insight, Mintel Food and Drink, abordou esta tendência sobre o poder das plantas nos snacks e doces. “Um afastamento dos produtos animais está em curso. Após o ‘boom’ noutras categorias, a tendência para os produtos vegan e vegetarianos está a chegar aos chocolates e doces. Tem-se notado o crescimento do chocolate sem leite, enquanto nos outros doces há um interesse crescente nas gelatinas vegetais”.

Os efeitos deste interesse em doces vegan e vegetarianos já se manifestam nos novos desenvolvimentos de produto. De acordo com a base de dados da Mintel, os lançamentos vegan mais que duplicaram, a nível global, crescendo 140% em cinco anos, entre 2013 e 2017.  Já os doces vegetarianos aumentaram 21% no mesmo período. 

Para além da tendência vegan e vegetariana, os consumidores têm também elevadas expectativas quanto aos doces sem ingredientes artificiais ou com adoçantes naturais. Na Alemanha, metade dos consumidores consideram que não existem opções suficientes a este respeito. Além disso, 51% procura doces com origens éticas, como o chocolate orgânico ou de comércio justo. 

Sonae Sierra vende dois centros comerciais

El Corte Inglés continua a explorar novos formatos comerciais