in ,

APED aposta na cooperação com fileira da batata

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a Porbatata – Associação da Batata de Portugal juntam esforços para a promoção do consumo de batata nacional, com vista à valorização deste produto junto do consumidor, ao mesmo tempo que estabelecem laços de cooperação para a reorganização do sector.

s sinergias entre o sector da distribuição e a fileira da batata têm por objetivo, no imediato, dar resposta ao atual contexto, em que se regista excesso de produto disponibilizado e dificuldades de escoamento no mercado nacional e para mercados externos, nomeadamente em Espanha e França, onde se verifica igual conjuntura.

A cooperação entre a APED e a Porbatata é, a par da linha de crédito para empréstimo de três milhões de euros criada pelo Governo para auxílio dos produtores de batata no armazenamento de produção deste ano, uma iniciativa para fazer face à crise do mercado. “A APED tem como um dos focos do seu trabalho o apoio à produção nacional e este acordo está em linha com a política dos seus associados. O sector da batata é bastante relevante no contexto da economia agrícola, dada a transversalidade do cultivo em todo o território nacional, pelo que a APED está totalmente empenhada e disponível para desenvolver sinergias com esta fileira”, afirma Ana Isabel Trigo Morais, diretora geral da APED. “A batata nacional prima pela sua qualidade e características únicas, pelo que, por isso mesmo, tem estado sempre presente, e continuará a estar, entre a oferta disponibilizada pelos operadores do sector da distribuição aos consumidores”, reforça a responsável.

Google e Walmart unem-se para fazer face à Amazon

Sonae acelera crescimento no 1.º semestre