Oiça este artigo aqui:
A marca de whisky escocês James Martin’s apresenta a segunda edição do James Martin’s 44 Years Old, o blended malt mais antigo da marca, como parte da contagem decrescente para o seu 150.º aniversário, em 2028. Esta edição limitada é composta por 498 garrafas, exclusivas para o mercado português.
Fundada em 1878 em Edimburgo por James “Sparry” Martin, a marca construiu ao longo de décadas uma reputação sólida no mundo do whisky escocês, tendo sido apreciada pela realeza britânica e servida em navios transatlânticos de luxo como o Queen Mary e o Queen Elizabeth.
Lançados na década de 1950, os blends premium de 20 e 30 anos da James Martin continuaram a ser reconhecidos internacionalmente, incluindo uma medalha de ouro na International Wine and Spirits Competition em 2004, atribuída ao James Martin’s 30 Years Old.
Em 2013, a The Glenmorangie Company, atual proprietária da marca, lançou o que se pensava serem as últimas garrafas de James Martin’s. Desde então, apenas algumas edições muito limitadas foram disponibilizadas, exclusivamente em Portugal.
James Martin’s 44 Years Old
Destilado em 1980 e envelhecido durante 44 anos em barris de bourbon e de xerez Oloroso, este blended malt reúne alguns dos últimos barris existentes da marca. O whisky foi criado pelo mestre destilador Dr. Bill Lumsden MBE, apresentando aromas de pêssego, alperce e notas florais, seguidos de tâmaras, figos, canela, notas de nozes e carvalho no paladar.
A edição é apresentada em garrafas de inspiração art déco, acondicionadas numa caixa verde, uma referência à paisagem escocesa. As futuras edições deverão destacar outros momentos da história da marca através do design da embalagem.
A segunda edição do James Martin’s 44 Years Old estará disponível em Portugal a partir de fevereiro de 2026, com um preço de venda recomendado de 1.050 €, em exclusivo no El Corte Inglés – Club del Gourmet.




