Oiça este artigo aqui:
A Adega ao Gil, localizada em Estremoz, lançou, recentemente, duas novas colheitas, da gama premium, o Grande Escolha Chardonnay 2023 e o Adega ao Gil Reserva Tinto 2020.
O Grande Escolha Chardonnay 2023 faz parte da linha dos monocastas Grande Escolha, onde também se pode encontrar o monocasta Encruzado 2022. A fermentação do Grande Escolha Chardonnay 2023 decorreu “em barrica nova de carvalho francês, de primeiro ano, lentamente, a uma temperatura controlada de aproximadamente 15º C, por forma a extrair todo o potencial aromático da casta”. Seguiu-se um estágio de aproximadamente 15 meses, com batonnage semanal e mais 6 meses em inox. Este vinho revela uma boa acidez e um carácter invulgar, com madeira extremamente bem integrada e um final de boca longo e prolongado, próprio do terroir de Estremoz.
Adega ao Gil Reserva Tinto 2020
O Adega ao Gil Reserva Tinto 2020 é um lote de Alicante Bouschet, Aragonez, Touriga Nacional e Touriga Franca e é proveniente, maioritariamente, de vinhas velhas plantadas, em Estremoz, em 1991. Este vinho revela uma “intensidade de cor e concentração incrível, muito própria das vinhas velhas, especialmente do Alicante Bouschet, a casta maioritária neste lote”. Na boca, os taninos firmes e sedosos, “combinam com um fim de boca fresco e intenso que surpreende a cada gole”. A vinificação foi feita em lagares tradicionais, com controlo de temperatura, fermentando a aproximadamente 25º C. A pisa a pé foi feita três vezes ao dia, cumprindo assim a tradição e as técnicas de outros tempos.
A Adega ao Gil, situada numa das entradas de Estremoz – Alentejo, está instalada numa antiga moagem do século XVIII, alia a vinificação em antigos lagares de pisa a pé, com a tecnologia mais moderna de vinificação.
Siga-nos no:




