Oiça este artigo aqui:
A Tetra Pak apresentou o Tetra Pak Factory OS, o seu novo portefólio de automação e digitalização, durante a feira Gulfood Manufacturing no Dubai. A solução foi concebida para transformar a produção de alimentos e bebidas, integrando tecnologias modulares, abertas e escaláveis, e estabelecerá as bases para uma nova geração de fábricas preparadas com inteligência artificial.
Um estudo comparativo recente mostra que as fábricas de produção de bebidas altamente automatizadas alcançam 20% mais de eficácia geral dos equipamentos, 45% menos de desperdício de produto e 20% menos de paragens na linha de embalagem em comparação com instalações menos automatizadas. No entanto, refere a Tetra Pak, “muitos produtores têm dificuldade em adotar a automação devido à sua experiência digital limitada e à dificuldade em encontrar fornecedores de soluções integradas com experiência no setor“.
Tetra Pak Factory OS
O Tetra Pak Factory OS responde a esses desafios ao combinar tecnologias avançadas e o conhecimento dos alimentos e das bebidas da Tetra Pak. No centro da solução está uma nova plataforma que interliga equipamentos e sistemas em toda a fábrica, oferecendo uma visão unificada e em tempo real. Isso permite que os produtores de alimentos e bebidas ofereçam qualidade constante nos seus produtos, melhorem a eficiência, reduzam o consumo de provisões e diminuam os custos totais de propriedade do sistema.
Concebido para oferecer flexibilidade e escalabilidade, o Tetra Pak Factory OS permite aos produtores de alimentos e bebidas adotar a automação e a digitalização de forma personalizada: começando aos poucos, ampliando e adaptando as soluções às necessidades específicas.
O Tetra Pak Factory OS padroniza a recolha de dados em todos os equipamentos, independentemente da antiguidade ou do fornecedor, garantindo compatibilidade e escalabilidade totais. Outras características importantes incluem: uma experiência de utilizador unificada que permite uma interação fluida entre linhas, equipamentos e salas de controlo; um conjunto de aplicações digitais para monitorização em tempo real de materiais, qualidade, produção e desempenho de ativos; e informações ao nível empresarial impulsionadas por uma integração contextualizada em toda a fábrica.
Sustentabilidade e preparação para a IA
Sean Sims, Vice President, Automation & Solutions da Tetra Pak, comenta: “atualmente, os produtores de alimentos e bebidas estão sob enorme pressão. Devem oferecer mais com menos recursos (menos água, menos energia, menos resíduos), enquanto mantêm a qualidade e reduzem os custos. O nosso portefólio de produtos de última geração transforma a complexidade em clareza. Ao combinar dados contextualizados, a base para a adoção eficaz da IA, com a automação de equipamentos de alto desempenho, o Tetra Pak Factory OS oferece aos produtores de alimentos e bebidas a confiança necessária para agir com determinação num mercado cada vez mais volátil.”
Charles Brand, Executive Vice President, Processing Solutions & Equipment de Tetra Pak, acrescenta: “o Tetra Pak Factory OS é mais do que um portefólio de tecnologias: incorpora a nossa visão do futuro da produção de alimentos e bebidas. Projetado para a próxima década e mais além, permite que os produtores construam a fábrica do futuro, onde resiliência, eficiência e sustentabilidade andam de mãos dadas”.
Desenvolvido em colaboração com a Accenture, este portefólio é apoiado por um ecossistema robusto que inclui a Siemens, a Rockwell Automation e a Inductive Automation, juntamente com a profunda experiência da Tetra Pak na produção de alimentos, garantindo que essas tecnologias tenham um impacto real para os produtores de alimentos.
O Tetra Pak Factory OS está disponível em todo o mundo e será apresentado na Gulfood Manufacturing, no Dubai, entre os dias 4 e 6 de novembro.



