Oiça este artigo aqui:
A Casa da Passarella vai receber, no próximo dia 16 de outubro, pelas 14h30, o congresso “As vinhas e os vinhos tradicionais da região do Dão”, com o objetivo de valorizar o património aí existente. O congresso conta com a participação de várias entidades: Politécnico de Viseu, Câmara Municipal de Gouveia, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I. P. (CCDR Centro), Casa da Passarella e Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem.
O congresso em questão conta com oradores nacionais e internacionais: António Morata, da Universidade Politécnica de Madrid, Daniela Fracassetti, da Universidade de Milão, e António Jordão, do Instituto Politécnico de Viseu. A qualidade das variedades nativas num contexto de aquecimento global, o impacto da idade da videira e do terroir na composição da uva e do vinho, e ainda a valorização das vinhas e dos vinhos tradicionais da sub-região da Serra da Estrela são temas a serem discutidos.
A estes três painéis soma-se uma mesa-redonda com a participação de Paulo Nunes, à frente da enologia da Casa da Passarella desde 2008, mas também Pedro Pereira da Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, Vanda Pedroso, da CCDR Centro, e José Santos, da Câmara Municipal de Viseu.
A iniciativa termina com uma intervenção de Manuel Malfeito Ferreira, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, com uma prova comentada de vinhos de vinhas velhas, com encerramento oficial de Luís Tadeu, presidente da CM de Gouveia.
O evento a ocupar as instalações da produtora centenária Casa da Passarella, em Gouveia, é realizado no âmbito da Agenda Mobilizadora Vine&Wine.PT, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Limitado a 40 pessoas, a inscrição pode ser feita a partir de um formulário online.