in

Vieira de Sousa inova nos formatos e reforça aposta no Vinho do Porto premium

Vieira de Sousa formatos

Oiça este artigo aqui:

A Vieira de Sousa, casa familiar de vinho do Porto com cinco gerações de história, continua a apostar em formatos diferenciadores e edições especiais. Conhecida pelo seu portfólio de vinhos do Porto antigos, a empresa está agora a reinventar-se em categorias mais comuns, como Tawny 10 e 20 anos.

 

Novos formatos

No que toca aos DOC Douro, o lançamento do Vieira de Sousa Reserva tinto 2011 – Edição Especial Garrafão 5L, foi um marco e um ponto importante para a notoriedade da Vieira de Sousa.

A marca apresenta agora os seus Porto Tawny 10 e 20 Anos em garrafões de 2L. Feitos em vidro, numa base de cortiça e com uma caixa de cartão reciclado, estes garrafões são pensados para momentos de partilha.

  • Tawny 10 Anos: é um vinho do Porto com indicação de idade, constituído por vários lotes envelhecidos em tonéis, durante 10 ou mais anos. A fermentação, com maceração das películas, foi feita nos antigos lagares de granito com pisa a pé. De cor tijolo, no aroma, revela delicados aromas de frutos secos e um toque a figos e ameixa madura. Muito equilibrado na boca, com um final longo e mais seco.
  • Tawny 20 Anos: feito com uvas originárias das quintas da família, localizadas no coração da região demarcada do Douro, foi vinificado em lagares de granito e envelhecido em tonéis, durante mais de 20 anos. Tem uma cor âmbar dourada, devido ao longo envelhecimento em tonéis. No nariz, apresenta bastante delicadeza com notas de frutos secos. Uma doçura muito suave e elegante, que lhe confere um perfil muito equilibrado e com um longo final de boca.

Engarrafados após um longo envelhecimento toneis de madeira, os Tawnies estão prontos a beber e não beneficiam com estágio em garrafa/garrafão, que deve ser guardada/o na vertical, evitando luz direta e humidade excessiva, idealmente sob temperatura constante (cerca de 16.º a 18.º C). Não necessitam de ser decantados e, uma vez abertos, mantêm as notas de prova cerca de dois meses.

 

Cask XXI

Por ser um lote único, a Vieira de Sousa está a lançar uma edição especial e limitada de um Tawny 10 Anos (Cask XXI), desta feita numa pequena garrafa de 0,5L.

Com apenas 1725 garrafas, o Vieira de Sousa Porto Tawny 10 Anos – Edição Limitada Cask XXI nasce da singularidade “de uma pipa”, selecionada de um conjunto de cascos com lotes de Tawny 10 anos. Durante as provas desse “canteiro”, a enólogo e co-proprietária Luís Vieira de Sousa identificou esta pipa, que evoluiu de forma distinta das restantes, originando um Tawny 10 Anos muito especial e único. Pela sua individualidade, diferente tanto do lote original como do nosso habitual Tawny 10 Anos, decidiu engarrafá-lo numa nova linha, intitulada de Cask.

Produzido exclusivamente com uvas das Quintas da família, situadas ao longo do rio Douro, a fermentação foi feita com pisa a pé em lagares de granito. Após a fortificação com aguardente vínica, este lote envelheceu durante vários anos em pipas na adega da Quinta da Água Alta, no Ferrão. Pela raridade, optaram por engarrafar não no formato standard, mas numa singela garrafa de 0,5L e com um packaging diferenciador e apelativo, ideal para ofertas. Com uma cor tijolo brilhante, mostra a evolução que teve na pipa. No aroma revela notas delicados de fruta madura, alguns frutos secos e um toque de ameixa madura. Muito bem equilibrado na boca, com um final longo, crispy e fresco.

Vieira de Sousa formatos

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

El Corte Inglés contratações

El Corte Inglés contrata mais de 570 colaboradores para reforçar equipas no período do Natal

Foundever atendimento

Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento