Oiça este artigo aqui:
A Diageo anunciou hoje a criação da Diageo Ibéria, a nova divisão do grupo que passa a integrar toda a sua atividade em Espanha e Portugal.
Esta nova estrutura reflete o “compromisso da empresa com os mercados espanhol e português, fundamentais pela sua relevância turística, pela experiência nos setores da restauração e da gastronomia, bem como pelo seu potencial de crescimento”.
“Os nossos países são amplamente reconhecidos como referência no mundo da hospitalidade e restauração, pela sua capacidade de inovação, pelo dinamismo dos seus mercados e pelo talento dos seus profissionais. Com este passo reforçamos a importância estratégica da Ibéria no contexto global da DIAGEO e criamos a organização ideal para acelerar o crescimento”, comenta Patrick Gantier, Managing Director da Diageo Ibéria.
Âmbito
A Diageo Ibéria assumirá a direção e gestão de todas as marcas comercializadas pelo grupo em Espanha e Portugal, nos segmentos de destilados (whisky, tequila, gin, rum, vodka e licores), bebidas sem álcool (0,0%), bebidas “Ready To Drink” e, pela primeira vez, cerveja, incluindo a icónica cerveja irlandesa Guinness (e Guinness 0,0), assim como Hop House 13, entre outras.
A distribuição exclusiva destas marcas de cerveja é realizada pela Heineken España (Espanha peninsular, Baleares, Ceuta e Melilla), Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (Portugal) e Compañía Cervecera de Canarias (Canárias). Até agora, a atividade era gerida pela Diageo Eastern Europe. A partir de hoje, a tomada de decisões relativas à categoria de cerveja, a supervisão destes acordos de distribuição e a gestão serão conduzidas pela Diageo Ibéria.
Hub europeu de Whisky e Tequila
A Diageo Ibéria albergará, igualmente, o hub europeu das categorias de Whisky e Tequila. “Com base na vasta experiência dos seus profissionais e na excelente trajetória destes negócios na região”, uma equipa dedicada definirá, a partir de Madrid, a estratégia do Grupo para estas categorias na Europa, identificando e difundindo as melhores práticas para o seu desenvolvimento.
Até agora, a Ibéria fazia parte do mercado da Diageo Sul da Europa e representava o maior volume de negócios dentro desse mercado. Com a nova organização, a Diageo Ibéria reportará diretamente ao presidente europeu da empresa, o que permitirá ao grupo “atuar de forma mais focalizada no mercado ibérico, com maior proximidade aos seus clientes e consumidores e com uma priorização de recursos mais clara para responder às características específicas do negócio nestes países”.