Oiça este artigo aqui:
O estudo TGI da Marktest contabiliza, na vaga global de 2023, um milhão e 878 mil portugueses que referem ter visitado museus nos últimos 12 meses, o que representa 25.2% dos residentes no Continente com idades entre os 15 e os 74 anos.
Depois de uma forte quebra em 2020 e 2021, observou-se uma tendência de subida no ano seguinte para o valor mais elevado desde que analisamos este indicador. Esta subida foi também observada em outras atividades culturais, como por exemplo, a ida a festivais de música.

Na análise do perfil destes indivíduos, a classe social e a região são as variáveis mais discriminantes, uma vez que são as que que apresentam maior heterogeneidade de comportamento.
Enquanto 44.5% dos indivíduos das classes mais altas referem ter visitado pelo menos um museu nos últimos 12 meses, nas restantes classes essa percentagem ronda os 21%.
Entre as regiões, os residentes no Grande Porto e Litoral Norte são quem mais refere ter visitado um museu, ao contrário dos residentes no Interior Norte e Sul.
Os homens, assim como os indivíduos mais jovens, também apresentam um valor acima da média.




