A última edição do Ericsson Mobility Report prevê que 90% da população mundial com mais de seis anos de idade tenha um telemóvel até 2020 e as subscrições de smartphones devem ultrapassar os 6,1 mil milhões.
O crescimento mais rápido das subscrições de smartphones foi registado na Índia e na China, com 18 milhões e 12 milhões de novas adesões, respetivamente, no terceiro trimestre de 2014.
O crescimento de smartphones continua, sendo que 65-70% de todos os telemóveis vendidos no terceiro trimestre de 2014 foram smartphones, em comparação com os 55% no semestre correspondente de 2013.
Apesar deste aumento de vendas, que prevê uma adesão estimada de 800 milhões de novas subscrições de smartphones até ao final de 2014, o relatório considera que há ainda muito espaço de crescimento neste sector. Atualmente os smartphones representam apenas 37% de todas as subscrições de telemóveis.
O relatório prevê uma forte adesão nos próximos anos à medida que o número aumenta dos 2,7 mil milhões de subscrições de smartphones de hoje para os 6,1 mil milhões previstos em 2020.
O vídeo está cada vez mais a surgir como parte de outras aplicações online, tais como notícias e publicidade, e em plataformas de redes sociais. Ao mesmo tempo, o crescimento do streaming de vídeo está a ser movido pelo acesso a serviços e conteúdos over-the-top (OTT), tais como aqueles fornecidos pelo YouTube. Em termos de perspetivas futuras, a Ericsson estima que o tráfego de vídeo móvel aumente dez vezes até 2020, e constituir cerca de 55% de todo o tráfego de dados móveis em 2020.