in

9.ª edição do concurso Queijos de Portugal distinguiu mais de 60 queijos

No dia 30 de outubro, a ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios entregou os prémios do 9.º Concurso Queijos de Portugal. A cerimónia teve lugar na FIL, em Lisboa, ao integrar o programa oficial da primeira edição do Grandes Escolhas – Vinhos & Sabores.

São 21, número que corresponde às categorias em prova, os queijos que vão poder envergar o selo Prémio Melhor Queijo 2017 – Concurso Queijos de Portugal. Foram ainda distinguidos com uma Menção Honrosa 41 representantes de um total de 193 queijos que estiveram a concurso.  Após uma análise rigorosa, objetiva e técnica feita a quase duas centenas de referências de queijo de produção 100% portuguesa, o painel de 24 jurados decidiu e atribuiu os devidos galardões.

O objectivo primordial da ANIL face ao Concurso Queijos de Portugal reside em fomentar o desenvolvimento da indústria e melhorar o posicionamento dos queijos portugueses no mercado e, ao mesmo tempo, reforçar o reconhecimento deste produto junto do consumidor.

A importância deste desafio tem vindo a reflectir-se desde a primeira edição, na qual foram apresentados 57 queijos de 27 empresas, inseridos em cinco categorias. No ano seguinte, em 2010, o registo de queijos levados a concurso subiu para 95 queijos de 36 empresas, dados que remeteram para a introdução de mais seis categorias (11 ao todo), valores que quase duplicaram em 2013, com o anúncio da inscrição de 164 queijos de 49 empresas e do aumento para 19 categorias. Por sua vez, na edição de 2016, já noutro formato, o número de queijos levados a concurso disparou para os 206, com a participação de 59 empresas, e as categorias aumentaram para 20, o que denota um acréscimo que tem vindo a granjear no panorama nacional.

Em 2017, inscreveram-se mais, mas chegaram efetivamente a concurso 193 queijos de 55 empresas e foi introduzida mais uma categoria: o Queijo Fresco Atabafado. Um queijo fresco de origem maioritariamente alentejana e algarvia, produzido com leite de cabra ou mistura de leite de cabra e vaca, submetido a tratamento térmico superior ao da pasteurização. 

Publicidade

Mais um novo projeto de supermercado sem caixas

AKI abre lojas pop-up