Oiça este artigo aqui:
A Black Friday já faz parte dos hábitos de consumo dos portugueses. De acordo com o mais recente estudo da Netsonda para a Worten, 99% dos inquiridos já ouviu falar da campanha e 86% considera fazer compras este ano. Em média, os portugueses planeiam gastar 327 euros nesta Black Friday, sensivelmente o mesmo valor que em 2024 (330 euros), sendo que três em cada dez admitem que vão gastar mais do que no ano passado.
As compras em loja física mantêm relevância para o consumidor, com mais de metade dos inquiridos a prever comprar em loja física (58% em 2025 vs. 43% em 2024). Ainda assim, 42% afirma que tenciona comprar exclusivamente online, o valor mais alto desde a pandemia. Em linha com o que se verificou no ano passado, a tecnologia continua a ser a categoria mais procurada nesta Black Friday, seguida de moda e acessórios, eletrodomésticos e livros, que se mantêm no quarto lugar das preferências de compra dos consumidores portugueses.
Mais de um terço dos participantes (39%) vê na Black Friday uma oportunidade para antecipar as compras de Natal, apesar de a maioria (65%) assumir que pretende aproveitar as promoções para si mesmo. Mais de 2/5 dos potenciais compradores na Black Friday costumam começar a acompanhar preços com antecedência, enquanto cerca de 1/3 não faz qualquer tipo de preparação.
No inquérito realizado, a Worten continua a ser a loja mais recordada por uma larga maioria (86%), mantendo a trajetória de crescimento dos últimos anos. A Fnac (44%) e a Rádio Popular (30%) fecham o top 3 de notoriedade. A Worten foi também a loja onde mais participantes compraram algum produto na Black Friday do ano passado (56%), destacada da Fnac (22%) e Amazon (21%). Este ano, a Worten continua a ser a loja onde mais inquiridos (58%) tencionam fazer compras na campanha deste ano, com os homens a demonstrarem maior intenção (68%) de comprar na Black Friday da Worten do que as mulheres (53%).
O estudo demonstra ainda que, em 2025, a maioria dos portugueses (79%) continua a associar espontaneamente esta altura do ano a compras com descontos/preços baixos em várias lojas, com a Cyber Monday (75%), os Hot Days (57%) ou os Singles Day (35%) a serem as campanhas mais fortes da Black Friday. Depois da televisão, redes sociais e internet, o site das marcas é considerado um dos principais meios de divulgação por 44% dos inquiridos. Quanto à adesão a campanhas de Black Friday, a recomendação de amigos e familiares e os sites das marcas ganham relevância, tornando-se os canais com maior impacto junto dos participantes.




