in ,

81,9% das embalagens de plástico do portfólio global da Nestlé é reciclável

Nestlé

A Nestlé revelou que 81,9% das embalagens de plástico do portfólio global é reciclável. Numa conferência de imprensa acerca do progresso da empresa na área da sustentabilidade, a multinacional reforçou o seu compromisso na redução para metade das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), até 2030, e atingir a neutralidade carbónica, até 2050.

A multinacional comprometeu-se a tornar 100% das suas embalagens reciclável ou reutilizável e a reduzir a utilização de plásticos virgens em um terço, objetivo, aliás, que conta já com uma redução de 10,5%, desde 2018, o ano considerado base para redução. Este compromisso significa utilizar mais material reciclado, criar mais embalagens reutilizáveis ou removê-las totalmente sempre que possível.

No início de 2020, a Nestlé anunciou um investimento até dois mil milhões de francos suíços para acelerar a utilização de plásticos reciclados de qualidade alimentar e o desenvolvimento de soluções inovadoras de embalagens, bem como criar um fundo de capital de risco para embalagens sustentáveis, no valor de 250 milhões de francos suíços.

Com o objetivo de progredir nos seus compromissos de circularidade, tem havido esforços tanto na conceção das embalagens (D4R: Designed-For-Recycling), como no desenvolvimento de infraestruturas de reciclagem (S4R: Systems-For-Recycling). Independentemente do tipo de material utilizado nas embalagens, qualquer um é considerado efetivamente reciclado se existir um sistema de infraestruturas que apoie a sua reciclagem.

 

Nestlé Portugal

Em Portugal, esta transformação já permitiu que 75% das embalagens de plástico e cerca de 95% das embalagens do portfólio desenvolvido no país sejam já prontas a serem recicladas (D4R), quer as embalagens primárias (que chegam a casa do consumidor), quer as embalagens secundárias (essenciais ao transporte de produtos para o mercado).

Em 2022, a unidade da Fábrica do Porto conseguiu transformar em D4R as embalagens de café de um quilograma para o canal fora do lar. Esta mesma transformação está a ser aplicada aos restantes formatos deste canal (monodoses de café e saquetas descafeinado) e também aos formatos de retalho.

Os destaques no trabalho de transformação de embalagens realizado na unidade da Fábrica de Avanca vão para as embalagens de marcas icónicas da Nestlé Portugal, como são os casos de Cerelac, Nestum, Nido e Molico. Em Cerelac, a inovação permitiu que a embalagem interior se tornasse reciclável para toda a gama da marca, incluindo a de Cerelac Seleção da Natureza. Em Nestum, a Fábrica de Avanca tem vindo a trabalhar na redução de plástico presente na saqueta interior que protege o produto e que resultará, quando totalmente implementada, numa poupança de 1,76 toneladas de plástico por ano. Em Nido e Molico, a Nestlé realizou uma alteração nas embalagens, ao substituir uma embalagem não reciclável por uma pronta para ser reciclada, eliminando e embalagem exterior em cartão. Com esta inovação, a Nestlé espera evitar o consumo de 32,5 toneladas de cartão por ano.

E porque acredita que os seus colaboradores podem e devem ser embaixadores da sustentabilidade, desde o início de 2022 que a Nestlé arrancou com um plano de formações em sustentabilidade, incluindo sobre as embalagens dotando-os das competências certas para liderar a transformação.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

sector agroindustrial

Sustentabilidade no sector agroindustrial em debate no primeiro congresso internacional S4Agro 

Cuétara

Cuétara apresenta as novas Bolachas dos Marinheiros