in ,

Sustentabilidade no sector agroindustrial em debate no primeiro congresso internacional S4Agro 

sector agroindustrial

Vem aí o Congresso Internacional S4agro 2023, o primeiro congresso dedicado ao debate das boas práticas, sustentabilidade e inovação no sector agroindustrial, que terá lugar nos dias 2 e 3 de março, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco.

Durante dois dias, um painel alargado de investigadores, cientistas, decisores políticos, PMEs profissionais e estudantes debate a sustentabilidade e as mais recentes inovações e estudos no sector agroindustrial, no âmbito da utilização de embalagens mais ecológicas e inteligentes, da cibersegurança, do desperdício, da economia circular e da eficiência produtiva.

Àlex Brossa Enrique, Cluster Manager do Cluster Packaging desde 2014, Alexandre Campos, fundador e CEO da Competinov – Internacional & Innovation Intelligence, Carlos Cabo, da Fundecyt, e Luisa Magalhães, diretora executiva da Associação Smart Waste Portugal, são apenas alguns dos oradores do programa do evento. O congresso contará ainda com a participação de Gonçalo Rodrigues, secretário de Estado para a Agricultura.

 

Projeto S4agro

O Congresso Internacional S4Agro 2023 realiza-se no âmbito do Projeto S4agro, financiado em um milhão de euros, que tem por objetivo qualificar as PMEs do sector agroindustrial, nomeadamente das fileiras dos produtos cárneos, hortofrutícolas, lácteos e de padaria, para a adoção de soluções inovadoras e sustentáveis, que permitam aumentar a sua produtividade, eficácia e eficiência ao nível da indústria 4.0 e economia circular.

O Projeto S4agro é desenvolvido pela Universidade da Beira Interior, em parceria com a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, cofinanciado pelo Portugal2020 e pela União Europeia através do FEDER.

melhorias em casa

1 em cada 3 portugueses espera fazer melhorias em casa

Nestlé

81,9% das embalagens de plástico do portfólio global da Nestlé é reciclável