in

Web Summit lidera ranking de eventos com melhor reputação em Portugal

Com um total de 85,2 pontos, a Web Summit conquistou o primeiro lugar no ranking dos eventos com melhor reputação em Portugal.

Desde 2016, que a capital portuguesa recebe a maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa e existe acordo para que o evento continue em Lisboa até 2028.

O Rock in Rio (83,6), o NOS Alive (81,4), a Taça de Portugal de Futebol, (78,3) e o MEO Sudoeste (77,5) completam o top 5 dos eventos com melhor reputação em Portugal.

A tabela fica preenchida com o festival Vodafone Paredes de Coura, (76,4), o Super Bock Super Rock (75,8), a Volta a Portugal em Bicicleta, (74,5), o Rally de Portugal (73,2), a Meia-Mini Maratona de Lisboa (71,8 pontos), o NOS Primavera Sound (70,1), o EDP Vilar de Mouros (67,6), as Festas de Lisboa (66,4), o Estoril Open (65,3), a Liga MEO Surf (65,1), a Passagem de Ano na Madeira (64,6), o MEO Marés Vivas (64), o EDP Cool Jazz (63,5), a Feira do Livro de Lisboa (62,6) e, por fim, o Sumol Summer Fest (62,4).

A análise revela ainda que os festivais de música ocupam uma posição de destaque no ranking, sendo que 10 eventos desta categoria surgem no top 20. De salientar que nove destes festivais apresentam o nome do principal patrocinador: cinco ligados ao sector das telecomunicações, dois ligados ao sector da alimentação e bebidas e dois ligados ao sector da energia. Este indicador vem demonstrar que o nome do evento é a principal propriedade para as marcas patrocinadoras.

Os eventos desportivos também possuem um lugar de destaque ao conquistarem cinco posições.

Pedro Tavares, partner e CEO da ONSTRATEGY, refere, que “os consumidores contactam todos os dias com milhares de marcas e são impactados por milhões de mensagens. Este excesso de informação realça a necessidade de criar uma pegada diferenciadora no mercado, que permita compreender e fortalecer a relação da marca com os seus públicos de forma a construir notoriedade, posicionamento, reputação e compra. Os eventos são plataformas privilegiadas para as marcas corporativas e comerciais adotarem estratégias de proximidade diferenciadas e interativas com os seus ‘stakeholderes’, em particular clientes e consumidores”. O mesmo responsável conclui que “a associação das marcas a eventos possibilita às mesmas construir e reforçar os seus valores emocionais e racionais.”.

O estudo RepScore da ONSTRATEGY, que analisa os eventos com melhor índice de reputação em território nacional, foi elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorreu durante as 52 semanas do ano junto de mais de 40 mil cidadãos, sendo os mesmos representativos da sociedade portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Publicidade

Publicidade

Ferrero compra fabricante de snacks à Campbell Soup

El Corte Inglés tarda quase 20 anos para abrir nova loja em Portugal