in ,

Vendas promocionais em crescimento na Europa

Foto Shutterstock

A quota das vendas em promoção de produtos de grande consumo na Europa atingiu, no período de quatro semanas terminado a 4 de outubro, o seu nível mais elevado, até à data, situando-se nos 18,2%. Este é o maior valor de 2020 e o segundo mais elevado das últimas 52 semanas, apenas suplantado pela semana do Natal de 2019, revelam os dados Nielsen Intelligence Analytics, citados pelos meios de comunicação britânicos.

Contudo, este ano, a quota das vendas em promoção continua muito abaixo do registado em 2019. “As promoções de Fast Moving Consumer Goods (FMCG) atingiram níveis muito baixos no segundo trimestre de 2020, uma vez que os bens essenciais estavam a desaparecer das prateleiras. Mas, passados oito meses nesta nova realidade, a situação equilibrou. Com os retalhistas a conseguirem responder à procura e os consumidores a sentirem a crise, até o mais pequeno desconto torna-se atrativo para um shopper menos confiante nas suas perspetivas financeiras”, afirma Anne Haine, responsável da unidade de “intelligence analytics” na Europa.

 

  Média das vendas em promoção % nas 52 semanas até 4 de outubro de 2020 Média das vendas em promoção % nas 52 semanas até 4 de outubro de 2019
EUROPA 17 17,7
Reino Unido 21,8 25,4
França 18,9 20.,3
Alemanha 22,3 23
Itália 28,2 30,6
Espanha 15,8 16,8

 

Mais promoções

Nas últimas 52 semanas, o valor dos bens de grande consumo vendidos em promoção na Europa totalizou 90 mil milhões de euros, 1,5 mil milhões de euros que no ano anterior, apesar da queda da quota promocional. “Isto reflete maiores gastos nos supermercados, uma vez que os restaurantes continuam a enfrentar restrições. Poderemos esperar que as vendas promocionais continuem a aumentar na Europa, com a Black Friday e a Cyber Monday, já que os consumidores procuram por descontos em qualquer área. Os shoppers querem poupar dinheiro, reduzir o custo das compras de presentes de Natal e, até mesmo, escapar da realidade e encontrar um substituto para as experiências for a do lar”, analisa.

Publicidade

El Corte Inglés

El Corte Inglés promove a solidariedade e sustentabilidade no Natal

Aveleda nova imagem

Aveleda promove Black Weekend na sua loja online