in

Vendas do Grupo DIA crescem 8,5% no 1.º semestre

As vendas líquidas cresceram 8,5%, relativamente ao primeiro semestre de 2021, apesar de uma redução do parque de lojas de 4,3%. O crescimento positivo registou-se na Argentina, Brasil e Espanha, com a subida do peso da marca própria e da venda através de franquia.

Numa base comparável, as vendas aumentaram 2,6% relativamente ao mesmo período de 2021, salientando-se a boa evolução registada no segundo trimestre, com um crescimento positivo em todos os mercados onde o grupo tem operações.

No ambiente económico atual, o Grupo DIA centrou os seus esforços na gestão do EBITDA ajustado, que alcançou os 51 milhões de euros, 6,5% mais do que no mesmo período de 2021, e manteve a margem em 1,5%, apesar do sobrecusto da energia e dos combustíveis.

O prejuízo líquido situou-se nos 104,7 milhões de euros, em linha com o mesmo período do ano anterior, destacando a melhoria do resultado financeiro.

Execução do plano estratégico

Os resultados alcançados no primeiro semestre do ano representam um ponto de viragem para a transformação que o Grupo DIA iniciou há três anos. Com a proximidade como alavanca estratégica, a empresa confirma a execução de seu plano estratégico em 80% do seu negócio”, indica o grupo em comunicado.

Em Espanha, com 68% da rede de proximidade já renovada com o seu novo modelo de loja, verificou-se, de acordo com o grupo, um aumento da quota de mercado em áreas comparáveis. Na Argentina, o novo conceito de loja já está presente em 39% da rede e, adianta o grupo é líder do sector na cidade de Buenos Aires, com uma quota de mercado de 30%. Brasil e Portugal, por sua vez, registaram avanços significativos na implementação dos seus modelos de negócios.

O primeiro semestre de 2022 apresentou-nos um cenário económico complexo, marcado pela inflação e pelo aumento do custo das matérias-primas, combustíveis e energia. Apesar disso, os avanços alcançados até junho, a avaliação positiva dos nossos clientes e franqueados e o apoio que os nossos acionistas demonstraram na assembleia geral ordinária realizada em junho indicam um claro ponto de viragem para a empresa. Podemos constatar isso num dado muito relevante: Espanha e Argentina (que já representam 80% das vendas líquidas do grupo) estão a crescer”, afirma Stephan DuCharme, presidente executivo do Grupo DIA. “A execução e os resultados do plano estratégico permitem-nos afirmar que entrámos na fase de consolidação destes avanços. Brasil e Portugal estão a trabalhar no desenvolvimento dos seus modelos de negócio e a alcançar avanços significativo,s que também os aproximam da conclusão de seu plano de transformação”, acrescenta.

No final de junho, a empresa contava com 1.775 lojas a operar no seu novo modelo e representando 46% da rede de proximidade ao nível do grupo, ou seja, excluindo as lojas Maxi em Espanha e Portugal, La Plaza e Clarel. Foram remodeladas 459 lojas em Espanha, elevando o número total de lojas a operar no novo conceito para 1.297 estabelecimentos. Na Argentina, 138 lojas reformuladas foram adicionadas neste primeiro semestre, elevando o número total de estabelecimentos remodelados para 366, ou 39% da rede. Em Portugal, a empresa tem 112 lojas remodeladas. De acordo com o grupo, os três países registaram aumentos de vendas, com um desempenho acima do nível de mercado (10,9% em Espanha no primeiro semestre em termos de vendas, relativamente a 5,1% de crescimento do mercado).

O cenário que temos à nossa frente diz-nos que estamos mais perto de ser a empresa que queremos ser: a loja de proximidade e a opção online preferida dos nossos clientes, com uma proposta de valor diferenciadora que garante a sua fidelização a longo prazo e um crescimento e rentabilidade sustentável do negócio”, sublinha Stephan DuCharme. “Há trabalho pela frente e vamos enfrentar os desafios como até agora, centrando os nossos esforços no que sabemos fazer bem: a proximidade. Esta alavanca, somada ao compromisso e esforço de todos os nossos colaboradores, franqueados e fornecedores, permite-nos construir em conjunto uma nova cultura empresarial que defende as relações de proximidade, confiança e transparência e que fez da sustentabilidade social um dos seus eixos estratégicos”.

Recuperação em Portugal no 2.º trimestre

O primeiro semestre apresentou vendas comparáveis positivas de 2,6%, destacando a “forte recuperação” em Espanha e Portugal, durante o segundo trimestre (6,6% e 3,2%, respetivamente) relativamente ao primeiro trimestre (-1,8% e -6,8% respetivamente). Brasil e Argentina alcançaram níveis de vendas comparáveis de 6,9% e 3,4%, respetivamente.

A contribuição das vendas líquidas da marca própria subiu em Espanha para 51,7% (47,7% no mesmo período de 2021) e as vendas através de franquias aumentam o seu peso para 35,6% (32,2% no mesmo período de 2021). “Estes dois aspetos são pilares centrais da estratégia do Grupo DIA, o desenvolvimento de uma marca própria de qualidade e a preços adequados para os seus clientes, que partilha linear com a marca de fabricante, e o desenvolvimento da franquia, com uma parceria estratégica com os seus franqueados, o que nos torna num dos principais franqueadores do sector de retalho alimentar nos países onde a DIA está presente”, pode ler-se no comunicado.

Biotherm Rótulo de Impacto Social e Ambiental

Biotherm incorpora nos seus produtos Rótulo de Impacto Social e Ambiental desenvolvido pelo Grupo L’Oréal

frutas e legumes

China, Índia e EUA são os principais produtores mundiais de frutas e legumes