in ,

Vendas do comércio a retalho europeu recuperam em outubro

Foto Shutterstock

Em outubro, o volume de vendas do comércio a retalho, com ajuste sazonal, aumentou 1,5% na área do euro e na União Europeia como um todo, em comparação com setembro, de acordo com  o Eurostat. Em setembro, o volume do comércio tinha diminuído 1,7% na área do euro e 1,3% na União Europeia.

Em comparação com o mesmo mês de 2019, o índice de vendas no comércio a retalho, ajustado ao calendário, aumentou 4,3% na área da moeda única e 4,2% na União Europeia.

 

Face a setembro

Em outubro, em comparação a setembro, o volume do comércio a retalho aumentou 2%, tanto para produtos não alimentares quanto para os alimentos, bebidas e tabaco, enquanto os combustíveis caíram 3,7%. Na União Europeia, o volume do comércio a retalho aumentou 2% para produtos não alimentares e 1,9% para os alimentos, bebidas e tabaco, enquanto os combustíveis diminuíram 3,4%.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos  foram observados na Dinamarca (+8,3%), Croácia (+6,5%) e França (+2,8%), enquanto as maiores reduções foram registadas na Eslovénia (-1,4%), Eslováquia (-1,2%), Países Baixos (-0,7%) e Luxemburgo (-0,3%).

 

Face a outubro de 2019

Em termos homólogos, na área do euro, em outubro de 2020, face ao mesmo período de 2019, o volume do comércio a retalho aumentou 5,4% para os produtos não alimentares. Nesta categoria, as encomendas pelo correio e pela Internet aumentaram 28,5%, enquanto os têxteis, vestuário e calçado diminuíram 14%. O volume do comércio aumentou 5,1% nos alimentos, bebidas e tabaco, enquanto os combustíveis diminuíram 9,6%.

Na União Europeia, o volume do comércio a retalho aumentou 5,7% para os produtos não alimentares (correio e Internet mais 29,2%, têxteis, vestuário e calçado -13%) e 4,6% % para os alimentos, bebidas e tabaco, enquanto o combustível diminuiu em 9,5%.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos anuais no volume total do comércio a retalho foram registados na Irlanda (+13,8%), Dinamarca (+12,5%), e Lituânia (+8,5%) As maiores quedas foram observadas na Eslovénia (-11,1%), Malta (-7,2%) e Bulgária (-5,3%).

Publicidade

IFTHENPAY

IFTHENPAY regista crescimento de quase 80% em novembro

Oreo apresenta a sua nova Winter Edition