A Ceconomy, empresa-mãe da Media Markt e também da Saturn, viu as suas vendas aumentarem no último exercício. No entanto, as suas margens estão sob pressão e ambas as cadeias de eletrónica de consumo debatem-se com o aumento de custos.
A holding registou um aumento do volume de negócios de 1,9 %, para 21,8 mil milhões de euros, no último exercício de 2021/22. Saiu-se, assim, ligeiramente melhor do que o esperado, uma vez que a própria Ceconomy tinha previsto uma estagnação nas vendas.
A procura de grandes aparelhos domésticos, como máquinas de lavar a roupa e frigoríficos, foi particularmente forte, tal como no caso das telecomunicações. A empresa também conseguiu vender significativamente mais serviços, como reparações e seguros. As vendas foram duas vezes mais altas do que antes da pandemia, totalizando 5,3 mil milhões de euros.
Margens
“O nosso desenvolvimento robusto, no final do último exercício, mostra que as nossas medidas estão a ter efeito“, afirmou o CEO Karsten Wildberger.
Não obstante, a Ceconomy salienta que as suas margens diminuíram, ao não passar para o consumidor os custos acrescidos. No entanto, o grupo diz estar totalmente pronto para o importante período de pico de vendas que se avizinha, com a Black Friday e as festividades de fim de ano.