in

Vendas a retalho de produtos biológicos na União Europeia duplicaram entre 2015 e 2020

Foto Shutterstock

A proporção de terras agrícolas da União Europeia dedicadas à agricultura biológica aumentou mais de 50%, no período de 2012 a 2020, com um aumento anual de 5,7%. Assim, em 2020, 9,1% da área agrícola da União Europeia foi cultivada em modo biológico.

Ecoando o crescimento da produção, as vendas a retalho de produtos biológicos duplicaram na União Europeia, entre 2015 e 2020.

Estas são algumas das conclusões apresentadas no Market Brief sobre agricultura biológica, publicado pela Comissão Europeia, que salienta que, em média, embora com uma variação substancial entre os Estados-membros, as explorações biológicas são maiores do que as explorações agrícolas convencionais e geridas por gestores agrícolas mais jovens.

 

Área dedicada à agricultura biológica

Os quatro países com maior área dedicada à agricultura biológica na União Europeia são França, Espanha, Itália e Alemanha, que representavam 52% do total em 2012 e 59% em 2020.

A maior parte da área foi dedicada à pastagem permanente (42%), seguida de forragens verdes (17%), cereais (16%) e culturas permanentes, como árvores de fruto, oliveiras e vinha (11%).

Apesar do crescimento significativo, a produção biológica de animais ainda representa uma pequena parte da produção total de animais na União Europeia, entre 1% e 7%, dependendo do sector.

“O rápido aumento das vendas de produtos biológicos mostra o crescimento da procura dos consumidores e o sucesso de medidas que a sustentam. O crescimento das vendas biológicas foi particularmente forte durante a pandemia de Covid-19, entendido como consequência do aumento da atenção dos consumidores às questões de saúde, do consumo alimentar das famílias e/ou à escassez de alimentos convencionais. No entanto, a evolução económica atual, como a inflação alimentar, afeta o poder de compra dos consumidores da União Europeia e o impacto na procura de produtos biológicos”, destaca o relatório.

Comércio eletrónico

68% dos carrinhos de compras das lojas online é abandonado antes de finalizar a compra

Greenwashing

Discussão sobre o greenwashing duplica todos os anos