A Comissão Europeia aprovou um plano de ação para o desenvolvimento da produção ecológica. O objetivo é impulsionar a produção e o consumo de produtos biológicos, atingir os 25% de terras agrícolas dedicadas à agricultura biológica até 2030 e aumentar consideravelmente a aquicultura ecológica.
De acordo com Bruxelas, este modo de produção apresenta várias vantagens. Desde logo, os campos têm mais 30% de biodiversidade e os animais criados em modo biológico apresentam um maior grau de bem-estar e são mais resilientes.
Plano de ação
O plano de ação ajusta-se ao pacto Verde Europeu e apresenta 23 ações estruturadas em torno de três eixos: impulsionar o consumo, aumentar a produção e melhorar a sustentabilidade do sector.
A Comissão Europeia insta os Estados-membro a formular planos de ação nacionais, de modo a elevar a percentagem da agricultura biológica. Atualmente, existem muitas diferenças entre os vários países, com a percentagem a oscilar entre 0,5% e mais de 25%. Os planos nacionais para fomentar a agricultura biológica complementarão os planos estratégicos da PAC.
Aumento do consumo
Bruxelas adianta, ainda, que o aumento do consumo será crucial para incentivar os agricultores a optar pelo modo de produção biológico. O plano de ação propõe, então, várias medidas, que, entre outros objetivos, visam também prevenir a fraude, aumentar a confiança dos consumidores e melhorar a rastreabilidade dos produtos. O sector privado também é convidado a participar, por exemplo, recompensando os colaboradores com “ecocheques”, que podem usar na compra de produtos biológicos.
Atualmente, 8,5% da superfície agrícola da União Europeia está dedicada à produção biológica e as tendências indicam que, com a atual taxa de crescimento, chegará aos 15% a 18% em 2030. O plano de ação aporta uma série de ferramentas para dar um novo impulso e atingir os 25%.
Para que a produção biológica seja mais bem conhecida, a Comissão Europeia irá organizar um dia dedicado e premiar a cadeia alimentar, assim como fomentar o desenvolvimento de redes de turismo ecológico.
Sustentabilidade
Paralelamente, o plano de ação pretende melhorar o desempenho da agricultara biológica do ponto de vista da sustentabilidade. As medidas irão centrar-se na melhoria do bem-estar animal, na redução da pegada de carbono e do uso de plástico, água e energia.