in ,

Unilever reforça posição na Ásia

A Unilever assinou um acordo para adquirir o portfólio da Health Food Drinks (GSK HFD) da GlaxoSmithKline (GSK) na Índia, em Bangladesh e em outros 20 mercados predominantemente asiáticos.

A transação consiste em três elementos: incorporação integral da Hindustan Unilever Ltd (HUL) com a GSK Consumer Healthcare India (GSK CH Índia) de capital aberto, aquisição de participação de 82% na GSK Bangladesh Limited (GSK Bangladesh) e aquisição de outras operações comerciais e ativos fora da Índia.

A participação da Unilever ascende no total a 3,3 mil milhões de euros, pagáveis usando uma combinação de dinheiro e ações da sua subsidiária listada na Índia, a Hindustan Unilever Limited.

Em 2018, o portfólio da GSK HFD entregou um volume de negócios total de cerca de 550 milhões de euros, principalmente através das marcas Horlicks e Boost. Quase 90% do volume de negócios é feito na Índia.

A transação está alinhada com a estratégia declarada da Unilever de aumentar a sua presença nas categorias de alimentos saudáveis e em mercados emergentes de alto crescimento.

A GSK HFD é líder indiscutível na categoria de alimentos e bebidas saudáveis na Índia, com marcas icónicas como Horlicks e a Boost, e um portfólio de produtos apoiado por fortes declarações nutricionais. Este portfólio tem uma longa história na Índia, com a Horlicks a ser originalmente introduzida nos anos 1930. Os produtos Horlicks têm sido um item básico no lar do sul da Ásia ao longo das gerações. Nos últimos 15 anos, o portfólio (e categoria) cresceu a uma taxa de dois dígitos. 

Publicidade

Publicidade

Quem é o comprador ‘healthy’?

Europastry reforça aposta na produção artesanal com a compra da portuguesa Confeitaria Torres