in

União Europeia tarifa em 25% o bourbon e o whisky norte-americano

A Comissão Europeia confirmou que irá impor uma tarifa de 25% às importações de bourbon e de whisky americano, a partir de julho, numa resposta à decisão de Donald Trump de impor uma taxa no mesmo valor ao aço.

Em março, o presidente dos Estados Unidos da América impos uma tarifa aduaneira de 25% ao aço e de 10% ao alumínio da Europa, México e Canadá, alegando que estas importações ameaçam a segurança nacional e colocam em risco os postos de trabalho dos norte-americanos. Como resposta, o México prontamente decretou uma tarifa às importações de aço norte-americano, assim como de bourbon, carne de porco, maçãs e batatas, entre 15% e 25%.

Esta semana, a Comissão Europeia confirmou as suas medidas, que irão impactar 2,8 mil milhões de euros de importações norte-americanas para a Europa. Em contrapartida, as sanções norte-americanas terão um impacto sobre 6,4 mil milhões de euros de exportações europeias. As medidas sobre os restantes 3,6 mil milhões de euros terão lugar numa segunda fase.

O bourbon e o whisky americano são apenas dois dos produtos de uma longa lista de importações sancionadas. A tarifa de 25% irá fazer subir os preços destas espirituosas para os consumidores da União Europeia.

Lacticínios impulsionam índice de preços da FAO

Reckitt Benckiser compromete-se a eliminar as suas embalagens de plástico