in

Garrafa de whisky The Macallan é vendida por 2,4 milhões de euros

Uma garrafa de whisky escocês The Macallan de 1926, com rótulo desenhado pelo designer italiano Valerio Adami, foi leiloada em Londres pelo recorde mundial de 2,18 milhões de libras, cerca de 2,4 milhões de euros.

O valor, que é quase o triplo do valor mínimo estimado, supera o recorde anterior de 1,7 milhões de euros estabelecido em 2019 também pela Sotheby’s.

A licitação foi realizada no âmbito de um evento de dois dias que também estabeleceu um recorde de dois milhões de euros para uma coleção de whisky japonês, encimada por uma garrafa de Karuizawa 1960.

 

Raridade

Quanto ao Macallan, a Sotheby’s destaca a sua raridade, uma vez que, após envelhecer em barricas de xerez durante seis décadas, apenas foram engarrafados 40 exemplares de 1926, em 1986.

A casa de leilões londrina trabalhou diretamente com a destilaria para recondicionar e autenticar esta garrafa. Como parte do processo, um especialista da The Macallan cheirou o whisky, a cápsula e a cortiça foram substituídas, uma nova cola foi aplicada nos cantos dos rótulos e uma amostra líquida de um mililitro foi recolhida para comparar com outra garrafa de 1926 dos escritórios da destilaria, em Glasgow, na Escócia.

A Sotheby’s nota que a garrafa será agora a base para os restantes exemplares de 1926, dos quais se acredita que possam restar 10, que terão de ser submetidos a testes no futuro.

Jonny Fowle, diretor global de bebidas espirituosas da Sotheby’s, disse que o valor que alcançou na oferta “é importante para a indústria do whisky como um todo”.

 

 

Siga-nos no:

Google News logo

compras Natal

40% dos consumidores prevê reduzir compras de Natal

reciclagem de embalagens

Portugal precisa de reciclar mais embalagens para cumprir as metas de resíduos urbanos