zona euro
in

União Europeia e Nova Zelândia negoceiam acordo de comércio livre

A União Europeia e a Nova Zelândia concluíram as negociações para um acordo de comércio livre, que poderá impulsionar em 30% os negócios de bens e serviços entre os dois parceiros.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fez o anúncio, após uma reunião em Bruxelas com a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, esta última dizendo que  demorou 14 anos desde que a ideia de tal acordo foi lançada, pela primeira vez.

As negociações começaram em meados de 2018 e, para a União Europeia, o acordo colocará o comércio com a Nova Zelândia a par dos países que já têm um pacto comercial com a Nova Zelândia, nomeadamente, o acordo de 11 nações da Ásia-Pacífico, CPTPP.

 

Acordo de comércio livre

O acordo eliminará tarifas sobre uma vasta gama de produtos e será o primeiro a ser feito pela União Europeua que inclui a possibilidade de sanções se qualquer um dos lados desrespeitar normas ambientais ou laborais.

As tarifas vão desaparecer para as exportações da União Europeia, tais como de carne de porco, vinho, chocolate, produtos de confeitaria e bolachas. A União Europeia, por sua vez, irá abrir-se a mais produtos lácteos e carne de bovino da Nova Zelândia, uma área sensível para alguns Estados-membros.

base de plantas

França proíbe o uso de nomes associados à carne em alimentos à base de proteínas vegetais

Volvo Cars

Nova fábrica europeia da Volvo Cars para modelos elétricos