in ,

Um utilizador encomendou 1.118 vezes em 2022 na Glovo

Através do “Qualquer coisa” disponível na app, foram registados pedidos de unhas postiças, o Código Penal ou mesmo uma ratoeira

A Glovo revela os dados mais curiosos de 2022 e vem confirmar o posicionamento que tem vindo a construir: a plataforma digital é muito mais do que apenas delivery de comida. A entrega de produtos em casa, vai muito mais além do que um simples brunch para a família ou um jantar romântico.

Analisando os pedidos gastronómicos, em Portugal, sábado continua a ser o dia da semana mais forte, no período de jantar, recaindo a maioria dos pedidos para a cozinha americana, com os hamburgueses como a estrela, a cozinha portuguesa e a cozinha saudável, esta última com um aumento de mais 64%, quando comparado com 2021, com especial destaque para os poke bowls. Dentro da cozinha portuguesa, os pratos que lideram os preferidos dos consumidores portugueses foram o bitoque (em Lisboa), a francesinha (no Porto) e o bacalhau à Brás (em Almada).

 

Produtos

Em 2022, a gama de produtos tecnológicos foi uma das que registou um aumento mais significativo, ao nível de pedidos, com um incremento histórico de 239%, sendo a maioria deles registados por ocasião da Black Friday, desde roboôds aspiradores a smartphones topo de gama.

O segmento de livros e papelaria teve também um acréscimo de 373% em pedidos, sendo o livro Ulisses o mais pedido no ano passado, uma leitura recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o ensino básico. Juntamente com os espanhóis e os romenos, os portugueses revelaram uma forte tendência para adquirir literatura de forma digital com a entrega da Glovo, visto que foram os três mercados que mais solicitaram este tipo de produtos.

Outra curiosidade no segmento de Quick-commerce foi o crescimento de pedidos relacionados com os cuidados dos animais, que registou um aumento de 75% no mercado nacional. Os meses de verão foram os que registaram mais pedidos e, curiosamente, nas segundas-feiras, entre as 18 e as 19 horas. Portugal entrou no top3 com todos os pedidos efetuados, juntamente com Espanha e Geórgia, sendo a comida húmida para gato, com sabor a salmão, a que mais se destacou.

 

Fun facts

Particularizando ainda os “fun facts” de pedidos registados na opção “Qualquer Coisa”, em 2022, em Portugal, são de salientar os seguintes: unhas postiças, o código penal e uma ratoeira. Quanto ao número de compras efetuadas pelo mesmo utilizador, destaque para os 1.118 pedidos que foram assinalados em Portugal, não muito diferente do utilizador georgiano que registou o maior número de pedidos feitos durante o ano: 1.176.

Relativamente ao montante máximo gasto num único pedido, foi feito por um utilizador madrileno, que comprou eletrónica de consumo, nomeadamente, um tablet, dois smartphones e três smartwhatches, por um valor de 3.015,99 euros. Em Portugal, o pedido com o valor mais alto verificado numa compra foi de um MacBook Pro14 M1 16GB 512GB, no dia 9 de dezembro, no Funchal, pelo valor de 2.079 euros.

 

Supermercado

Quanto às encomendas de supermercado, houve um aumento global de 76% registado em todos os mercados onde a Glovo opera. Entre os pedidos mais efetuados, a nível global, figuram produtos como água, cerveja e bananas, tendência que se revela também em Portugal.

De realçar ainda o aumento de 54% em número de pedidos efetuados por utilizadores Glovo Prime, o serviço de subscrição Glovo que, além de oferecer taxa de entrega grátis num grande número de restaurantes, supermercados e lojas, também traz descontos exclusivos a estes utilizadores.

Outro dado curioso a revelar, através dos dados de 2022, é que os lisboetas, portuenses e funchalenses são os que dão mais gorjetas aos estafetas, numa realidade de 132 locais onde a marca já proporciona entregas em Portugal.

AMRR Retail Summit 2023

AMRR organiza primeiro Retail Summit

Zalando

Zalando acrescenta brinquedos à sua gama de produtos