in

Um milhão de passageiros já viajou no Metro de Lisboa com pagamento contactless

pagamento contactless

A Unicre registou mais de um milhão de transações realizadas no Metropolitano de Lisboa com recurso à nova modalidade de pagamento contactless em validadores.

Lançado em junho de 2023, o projeto EMV do Metro de Lisboa, em parceria com a Unicre e a Visa, veio romper com o tradicional modelo de compra prévia de título de viagem, permitindo agora aos passageiros ocasionais usufruírem de toda a rede do Metro de Lisboa, utilizando apenas um cartão de débito ou crédito, smartphone ou smartwatch com tecnologia contactless nos canais de validação.

Desde o seu lançamento que esta solução de pagamento contactless tem registado uma procura equilibrada pelos passageiros nacionais e internacionais, com o consumo nacional a representar mais de 60% das operações.

Dados que, segundo Fernando Carvalho, administrador da Unicre, comprovam “a premência de disponibilizarmos no mercado soluções de pagamentos que acompanhem as necessidades dos consumidores. Enquanto instituição especialista na gestão e disponibilização de serviços de crédito e pagamentos, não podíamos estar mais satisfeitos por assistir a esta reciprocidade dos utilizadores e, principalmente, por ver as nossas soluções a serem aplicadas para o desenvolvimento tecnológico do nosso país. Face ao crescimento do número de utilizadores de tecnologia contactless em Portugal, era fundamental acompanharmos esta tendência e disponibilizarmos soluções de pagamentos mais rápidas e cómodas que permitem simplificar o dia a dia dos utilizadores, neste caso, os passageiros ocasionais nacionais ou internacionais. Reconhecendo o forte potencial desta tipologia de soluções, na Unicre, estamos a avaliar a possibilidade de expandir esta inovação a novas geografias e em diferentes tipos de transportes públicos, com o objetivo de tornar o acesso da população a estas infraestruturas cada vez mais fácil, rápido e cómodo”.

 

Facilitar o acesso

Gonçalo Santos Lopes, Country Manager da Visa em Portugal, acrescenta que “estes números destacam a importância desta solução de pagamento para a cidade de Lisboa, uma vez que serve tanto residentes como turistas. Através da tecnologia, Visa e em parceria com o Metro de Lisboa e a Unicre, estamos a contribuir, por meio de pagamentos digitais, para tornar os transportes públicos mais eficientes e atrativos e, ao mesmo tempo, ajudamos a criar uma cidade mais ecológica“.

Vítor Domingues dos Santos, presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, sublinha a procura constante da empresa “de formas de inovar e modernizar a experiência para todos os clientes, de modo a posicionar-nos como um dos operadores mais avançados à escala global em termos de serviço público oferecido. Essa experiência começa quando os nossos clientes adquirem os seus títulos de viagem. Quando celebrámos esta parceria, no verão de 2023, o objetivo foi mudar a vida de quem utiliza o Metropolitano, facilitar o acesso a todos os nossos clientes, assim como reduzir substancialmente a utilização de papel, contribuindo para descarbonização e sustentabilidade ambiental. Este marco foi atingido, em especial através da utilização de passageiros nacionais, o que confirma que o sistema realmente está a tornar a mobilidade mais inteligente e cómoda no uso do transporte público na Área Metropolitana de Lisboa“.

Siga-nos no:

Google News logo

investimento imobiliário

Investimento imobiliário em Portugal cifrou-se nos 1,6 mil milhões de euros em 2023

Colgate-Palmolive

Colgate-Palmolive aumenta o volume de negócios em 8,2%