in

Tesco compra grossista Booker

A Tesco chegou a um acordo para a compra da Booker, uma grossista e operadora de lojas de conveniência, num negócio de 3,7 mil milhões de libras.

Este é o maior negócio de sempre da Tesco, que passa a controlar 30% do mercado alimentar de conveniência britânico, reafirmando o seu domínio com um movimento ousado no segmento de rápido crescimento dos restaurantes e pubs.

A aquisição da Booker pela Tesco significa a crescente confiança da rede de supermercados após dois anos de turbulência. O grupo disse ainda que reiniciaria o pagamento de dividendos no exercício financeiro de 2017/18.

O foco do diretor executivo, Dave Lewis, tem sido a recuperação do principal negócio de retalho da Tesco na Grã-Bretanha e, em comunicado conjunto com a Booker, disse que, juntos, poderiam responder melhor às necessidades deste mercado.

Com a nova aquisição, a Tesco ganha posição no fornecimento aos sector Horeca, designadamente, os café, restaurantes e pubs britânicos, que estão a crescer mais fortemente que o consumo dentro de casa já servido pelas lojas Tesco. A Booker fornece 450 mil estabelecimentos de catering, incluindo cadeias como Wagamamas e Carluccio.

A Tesco subiu 8% em bolsa após ter tornado a aquisição pública. Por sua vez, a Booker subiu 13% na bolsa após o anúncio, chegando a valores recordes.

STEF apresenta volume de negócios estável no 4.º trimestre e no ano de 2016

E.Leclerc estima crescer 2,5% em 2017