in

Sustentabilidade e redes sociais são fundamentais para os retalhistas atraírem os consumidores mais jovens

Geração Z e da Geração Alfa descobrem as marcas online, afirma a GlobalData

retalho geração Z geração Alfa

Os retalhistas devem enfatizar as suas credenciais de sustentabilidade e o seu envolvimento nas redes sociais para melhor atender às gerações mais jovens e capitalizar a sua crescente influência nas tendências do mercado retalhista, de acordo com a GlobalData.

O mais recente relatório temático da GlobalData, “Demographics in Retail and Apparel”, destaca as diferentes expectativas dos consumidores mais jovens, particularmente no que diz respeito às suas compras nos sectores do vestuário e da saúde e beleza. Nestes sectores, a sustentabilidade dos produtos e o envolvimento dos meios de comunicação social são altamente influentes nas decisões de compra, pelo que são fundamentais para os retalhistas que procuram ganhar terreno entre este grupo demográfico de consumidores cada vez mais importante.

Oliver Maddison, Analista de Retalho da GlobalData, comenta: “os consumidores mais jovens, em particular a Geração Alfa, descobrem as marcas online primeiro através das redes sociais e esperam uma viagem de compras personalizada. Isto leva-os a favorecer os retalhistas de qualidade superior, como a Birkenstock e a Space NK, especialmente nos sectores do vestuário, saúde e beleza, onde as compras são mais pessoais”.

 

Fenómeno “Sephora Kid”

O relatório destaca o fenómeno “Sephora Kid”, em que os produtos premium de saúde e beleza ganharam força entre os menores de 14 anos devido à sua popularidade entre os influenciadores em plataformas como o TikTok.

Marcas como a Glow Recipe e a Bubble atendem a esse mercado com embalagens divertidas e coloridas, que atraem os consumidores mais jovens.

O facto de a estratégia de apelar aos menores de 14 anos ser bem-sucedida para estes retalhistas demonstra o poder de compra da Geração Alfa, através dos seus pais e para além do seu próprio dinheiro, salientando a importância de satisfazer rapidamente as preferências dos jovens compradores.

 

Sustentabilidade

Maddison continua: “uma tendência fundamental no comportamento de compra dos jovens consumidores, em particular da Geração Z, tem sido a crescente prevalência do mercado de segunda mão, especialmente no que diz respeito ao vestuário, mas também as compras de maior valor, como mobiliário e electrodomésticos. O inquérito ‘How People Shop Survey’ da GlobalData revelou que, a nível global, a sustentabilidade é o segundo fator mais importante para a compra de vestuário e calçado em segunda mão, a seguir ao preço, o que realça a importância que os retalhistas devem atribuir às suas credenciais de sustentabilidade para captar os gastos dos consumidores mais jovens”.

Uma das principais formas de vários retalhistas procurarem responder a este desejo de sustentabilidade é criando as suas próprias ofertas de segunda mão, em vez de perderem vendas para plataformas de revenda como o eBay e a Vinted. Nomeadamente, a IKEA lançou a sua plataforma Preowned em Espanha e na Noruega, e lançá-la-á a nível mundial em dezembro para apoiar as suas credenciais de sustentabilidade e apelar aos consumidores mais jovens.

Maddison observa: “no entanto, há mais para as gerações Alpha e Z do que apenas estas duas motivações principais. Os consumidores mais jovens são, como todos os outros, motivados pelo preço, o que pode ser visto no sucesso da Shein entre os consumidores mais jovens do Reino Unido – 52.6% dos jovens de 16 a 24 anos fizeram pedidos do exterior no ano até outubro de 2023, dos quais 40.8% compraram da Shein“.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

JYSK Empresas

JYSK lança serviço com soluções exclusivas para o mercado profissional

Lidl zero emissões

Lidl compromete-se com zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050